A PMA (Polícia Militar Ambiental) de apreendeu uma arara (maracanã) abandonada por caminhoneiro devido a operação Bocaiúva de combate ao tráfico de animais iniciada hoje pela PMA

Equipe que trabalha na operação Bocaiúva, de prevenção ao tráfico de animais silvestres realizava na rodovia MS 141, no município de Jateí, nas proximidades do Parque Estadual das Várzeas do Rio (PEVRI) e foi avisada pela proprietária de um bar (77) na região hoje (10) às 10h00, de que alguém havia abandonado uma ave no pátio do seu estabelecimento.

Os policiais foram ao local e perceberam que a ave tratava-se de um filhote de psitacídeo da espécie maracanã (Primolius macanana). Segundo a denunciante vários caminhoneiros param no local e, algum deles, deve ter abandonado a ave, porém, ela não sabe indicar em que veículo a pessoa estava, pois não a viu. O animal foi apreendido e será encaminhado para a fazenda Green Farm CO2 Free, localizada no município de Itaquiraí, a qual possui um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (), com estrutura adequada para recebimento e atendimento médico veterinário de animais silvestres e que também presta ajuda à PMA, com os animais resgatados.

O filhote será acompanhado por médico veterinário na fazenda e ficará em ambiente apropriado à disposição dos técnicos do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), de Campo Grande. O CRAS estadual decidirá sobre remoção à Capital ou reabilitação na própria fazenda até à soltura.