Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS salta de 100 para 821 casos de Covid nas últimas 24h: ‘Estrondoso’, diz secretário de saúde

Crescimento da doença ocorre principalmente entre os não vacinados, pessoas sem o ciclo completo e também a dose de reforço
Arquivo -
Secretário de Saúde de MS
Secretário de Saúde de MS

Mato Grosso do Sul saltou de uma média de 100 casos diários de Covid para 821, isso nas últimas 24 horas, segundo afirmou ao Jornal Midiamax o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. O número, chamado de “estrondoso” por ele, fez a pasta tomar uma série de medidas para tentar conter o novo surto da doença. 

“Estamos fazendo reuniões o tempo todo, discutindo este cenário que está se apresentando, com crescimento muito grande. A média de 100 para 821 casos é um número estrondoso e mostra o crescimento da doença, principalmente entre os não vacinados, aqueles que não tiveram o ciclo completo e os que não tomaram a dose de reforço”, comentou Resende. 

Mesmo sem óbitos, o secretário fala que o surto é preocupante, já que, concomitante a isso, temos os casos de e Flurona. “É um surto que está ocorrendo em todo o país, com um crescimento também estrondoso da Influenza. Estamos tomando decisões e o principal é aumentar a testagem em todos os municípios, fazendo monitoramento direto nas unidades de saúde”, explicou. 

Centro de Testagem distribui cerca de 600 senhas ao dia

Com lotação desde o início da semana, o Centro de Testagem, localizado na rua Barão do Rio Branco, perto da Praça do Rádio Clube, em , está distribuindo entre 500 e 600 senhas ao dia. Por conta da grande procura, a responsável pelo local, a enfermeira Lina Ribeiro, reforçou mais uma vez que a população também pode buscar atendimento nas 72 unidades de saúde, distribuídas em 7 regiões da cidade. 

“Aqui abre às 7h e hoje nós já distribuímos 192 senhas, até as 7h45. Ontem, no decorrer do dia, foram 630 senhas. É necessário esclarecer, mais uma vez, que a população também pode buscar atendimento nos postos de saúde. Lá também estão fazendo testes de Covid. No caso do teste da Influenza, ele só é feito se a pessoa tiver alguma internação no posto de saúde ou então está com suspeita de H3N2”, explicou Ribeiro. 

Conforme a enfermeira, as senhas serão distribuídas até as 14h e, em seguida, o atendimento segue com livre demanda. “Vamos atender todo mundo até o final, com livre demanda. Nós organizamos duas salas aqui e estamos dividindo as pessoas”, disse. 

Cidade do interior também vive ‘surto’

Em , por exemplo, a cidade chegou a comemorar zero internações e sequer qualquer investigação de Covid, no último mês de dezembro, agora voltou a ter um cenário preocupante: dezenas de confirmações de novos casos nos últimos dias, gente chegando na cidade em busca de emprego já contaminada e um caso positivo para H3N2.

“Nós estamos com 40 casos positivos, sendo que 18 deles foram confirmados nessa quarta-feira (5). Todos eles estão em tratamento domiciliar. A cidade esteve vários dias com zero casos e agora tivemos que voltar com o atendimento no que chamamos de Centro de Covid”, afirmou ao Jornal Midiamax o secretário de saúde do município, Matheus Bolis Fatin.

Centro de Covid foi reaberto após aumento de casos em Ribas do Rio Pardo – Prefeitura de Ribas do Rio Pardo/Divulgação

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsa Família (Divulgação, Roberta Aline - MDS)

Bolsa Família: pagamento de julho começa nesta sexta-feira

Em carta a Bolsonaro, Trump volta vincular taxa a processo do golpe

Senadores pedem impeachment da ministra do STF Cármen Lúcia

Carro capota e motorista sai ileso após acidente em rodovia em Paraíso das Águas

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Foragido da Justiça paulista é preso em Dourados durante operação na Aldeia Jaguapiru

Últimas Notícias

Cotidiano

Dourados tem queda de temperatura e termômetros registram 5.4 ºC nesta sexta

Um dado preocupante é que conforme o Guia Clima, a cidade segue sem chuvas expressivas há 31 dias

Famosos

Ex-BBB Aline Patriarca anuncia fim do namoro com Diogo Almeida: ‘Respeito’

Aline Patriarca e Diogo Almeida pegaram os fãs de surpresa ao anunciarem o fim do relacionamento; eles se conheceram no BBB 25

Polícia

Condenado por ajudar a matar morador em situação de rua no Cetremi é preso em Campo Grande

Foragido estava em um abrigo

Política

Riedel participa da abertura da 53ª Expobel em Bela Vista

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participa às 10h desta sexta-feira (18), da solenidade de abertura da 53ª Expobel (Exposição Agropecuária de Bela Vista). De acordo com a agenda divulgada pela assessoria de comunicação, o evento ocorre no Centro de Eventos João Loureiro Pinheiro (Tatersal), no Parque de Exposições Rio Apa. … Continued