A cidade de São Paulo ampliou a vacinação da 4ª dose contra a , na terça-feira (9), para a população com idade a partir dos 18 anos. Em Mato Grosso do Sul, a ampliação do segundo reforço, como é definida a quarta dose, ainda não tem data para ser anunciada para pessoas 18+.

Conforme o g1, em SP, o imunizante pode ser aplicado após quatro meses do primeiro reforço e cerca de 911 mil pessoas devem receber a vacina. Com a quarta dose, na cidade paulistana também poderão ser vacinados os profissionais de saúde maiores de 18 anos, pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos (inclusive gestantes e puérperas) e adolescentes com imunossupressão com 12 a 17 anos de (inclusive gestantes e puérperas).

Em MS, a quarta dose continua sendo aplicada em pessoas com mais de 35 anos. Na ocasião em que a vacina foi liberada para as pessoas com mais de 35 anos, o secretário de saúde Flávio Britto estimou que 80 mil pessoas no Estado fazem parte desse público para se imunizarem.

“Pedimos que a população procure as unidades de saúde e complete o seu esquema vacinal. A vacinação representa a redução na ocorrência de internações e óbitos ocasionados pela Covid-19 no Estado”, disse Flávio.

Até o momento, segundo Vacinômetro, 78,08% da população de Mato Grosso do Sul está com esquema vacinal completo. São 5.905.789 doses aplicadas, sendo 2.251.061 primeiras doses, 1.958.853 segundas doses e 257.856 doses únicas.

1 milhão aptos a tomarem terceira dose

Em um pouco mais de um ano de vacinação, Mato Grosso do Sul tem mais de 5,9 milhões de doses aplicadas da vacina contra a covid, equivalente a 95% da população vacinável com pelo menos a primeira dose. Em MS, mais de um milhão de pessoas estão aptas a tomarem a D3, mas em um mês, apenas 29 mil se imunizaram.

De acordo com o Painel Mais Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), 2.251.061 tomaram a primeira dose. Mas para quem tomou a primeira dose, tem os demais reforços para garantir a imunidade completa contra o vírus.

Ainda conforme o painel da SES, 291 mil pessoas ainda precisam ir até uma unidade de saúde para tomar a segunda dose. Para a terceira dose (ou reforço 1), o número é ainda mais expressivo: 1.088.098 de pessoas ainda precisam tomar a dose 3.

Em , o recorte da estatística de público vacinado com a terceira dose — ou dose reforço 1 — tem números inferiores. Do público total que já poderia ter se imunizado com a primeira dose de reforço, apenas 40,2% tomaram a vacina. Ou seja, das 851 mil pessoas que poderiam estar com o esquema vacinal atualizado, apenas 343.151 mil tomaram a terceira dose.

Já a quarta dose – ou dose referência 2 – já se imunizaram 255.900 pessoas.