Tentando negociação há dois meses, grupo de bancários de foi às ruas na manhã desta sexta-feira (19) em protesto para reivindicar salarial e dos vales refeição e alimentação. Mesmo no frio de 11°C, cerca de 50 trabalhadores passaram pelo ato realizado no cruzamento da com a Rua 13 de maio, que contou com carro de som, cartazes e intervenções artísticas.

José Brito, secretário de finanças do sindicato da categoria, explica que além da reposição inflacionária, os bancários querem aumento de 5% no que ganha e reajuste nos vales. Eles pedem ainda mais segurança para trabalhar.

“Querem retirar os seguranças e as portas giratórias das agências com a justificativa de corte de gastos, mas isso deixaria os funcionários e a população desprotegidos. Os banqueiros só querem lucro e não visam a segurança da sociedade”, afirma.

Rubens Jorge, secretário geral do sindicato, pontua que hoje é realizada a 12ª reunião entre trabalhadores e a Fenabam (Federação Nacional dos Bancos). “Temos acordo vigente até o dia 31 deste mês e, caso não seja prorrogado ou não se faça um novo acordo, os direitos que temos podem ser perdidos”, explica.