Mesmo com ‘fecha geral’, muitas casas em Pedro Juan Caballero ficaram sem recenseamento

Levantamento deve continuar por mais 15 dias, principalmente na área rural

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Dados devem ser entregues em 15 dias (Foto: Divulgação/INE)

Um dia de feriado não foi suficiente para que o INE (Instituto Nacional de Estatística) conseguisse atender toda a demanda do Censo Nacional 2022 em Pedro Juan Caballero e também em outras cidades paraguaias.

Um balanço feito pela advogada Célia Rolón, coordenadora do Censo na cidade, revela que muitas residências não foram visitadas pelos voluntários, devido à demanda. Para dar continuidade ao recenseamento, o levantamento deve prosseguir nos próximos dias.

“Não atingimos 90% de todas as casas a serem cadastradas. Hoje vamos continuar com o trabalho, temos duas semanas para apresentar todo o documento ao INE”, informou a coordenadora do Censo em Pedro Juan Caballero.

Segundo informações de Célia Rolón, desde o final da tarde desta quarta-feira (9), INE faz um levantamento com os voluntários para saber quais residências não foram visitadas. “Algumas dessas casas estão na área urbana e a maioria nas comunidades rurais da cidade”, explica a coordenadora.

Durante o feriado desta quarta-feira (9), desde as 5 horas da manhã, até às 18 horas, as ruas ficaram desertas. Todo o comércio deveria permanecer fechado. Neste período, o morador da cidade, que faz fronteira com Ponta Porã, foi obrigado a ficar em casa e aguardar a chegada do recenseador.

Segundo informações apuradas pela reportagem do Midiamax, apenas os serviços essenciais funcionaram. O transporte público também foi proibido. Quem fosse flagrado nas ruas teria que pagar uma multa.

Conteúdos relacionados

chuva