soma 42 casos confirmados da doença Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos. Causada por um vírus, atualmente 26 pessoas estão em isolamento devido a doença ativa. Outras 20 já se curaram.

Boletim Epidemiológico divulgado neste sábado (03) pela secretaria estadual de Saúde, mostra que dos casos ativos, 21 estão em Campo Grande, dois em Dourados, um em Costa Rica, um em e um em Três Lagoas.

Outros 59 casos são suspeitos e estão em fase de confirmação. Os exames são feitos pela Fiocruz no Rio de Janeiro, por isso há demora para confirmar. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, na maioria das vezes quando o exame confirma a doença, o paciente já está curado.

Segundo ele a doença dura entre duas e quatro semanas, com “começo, meio e fim”, e os pacientes se curam com isolamento, medicamento e sem a necessidade de internação. No Estado não há nenhuma morte confirmada pela doença até o momento.

Perfil dos casos confirmados

Mais de 60% dos casos confirmados de Monkeypox no Estado são em pessoas entre 20 e 39 anos. Apenas 6,5% dos casos confirmados são mulheres, sendo que a imensa maioria, ou 93,5% são de homens.

De acordo com o boletim epidemiológico da SES, em 52,2% dos casos confirmados a provável forma de contágio é por relações sexuais. Em 28,3% a forma de contágio é desconhecida.

Os pacientes infectados são monitorados pelo serviço de Teleatendimento. O serviço funciona diariamente, de 07h às 19h, pelo número 67 2020-2170.