Pular para o conteúdo
Cotidiano

Marco temporal de terras indígenas é retirado de pauta do STF e fica sem previsão para julgamento

O julgamento da pauta estava previsto para o dia 23 de junho, no entanto, agora não possui mais uma previsão
Fernanda Feliciano -
Foto: Tiago Miotto/Cimi

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro determinou a retirada da pauta sobre a tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas dos julgamentos do tribunal. De acordo com apuração do G1, o julgamento da pauta estava previsto para o dia 23 de junho, no entanto, agora não possui mais uma previsão.

O marco temporal estabelece que a demarcação de terras indígenas siga o critério de que apenas terras ocupadas antes da Constituição Federal de 1988 possam ser reivindicadas. O assunto estava em julgamento no STF desde o ano passado e havia sido interrompido em setembro pelo pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

Conforme o G1, mais de 300 processos de demarcação de terras indígenas estão abertos no . A população indígena aguarda a decisão do STF e se posiciona contra o marco temporal. O movimento indígena participou do Acampamento Terra Livre, maior encontro de etnias do país, em combate a agenda anti indígena do marco temporal, no mês de abril deste ano. Já o presidente Jair Bolsonaro, se posicionou a favor do marco temporal.

Em Mato Grosso do Sul, uma reserva de Amambai está sendo reivindicada pelo movimento indígena, desde domingo (29). Segundo o Perito em Antropologia do MPF (Ministério Público Federal), Waldenir Bernini, tem duas reservas indígenas, criadas no começo do século XX em que seu último reavivamento — procedimento em que a Funai percorre os limites da reserva e limpa a vegetação para a marcação dos pontos georreferenciais — se deu no ano de 2006.

Os indígenas ocupam a propriedade rural da cidade para reivindicar o pedaço da terra que pertence a sua reserva. De acordo com Waldenir, cada reserva indígena deve ter 3.600 hectares, no entanto, foi constatado que a reserva tem apenas 2.200 hectares e o questionamento do movimento é sobre os 1.400 hectares restantes.

A reocupação também foi motivada pela morte de Alex Recartes Vasques Lopes, de 18 anos, em Coronel Sapucaia. O assassinato ainda é investigado pela PF (Polícia Federal) e também é acompanhado pelo MPF.

Além disso, o MPF acompanha a situação em Amambai e faz reuniões com o fazendeiro e seus representantes em busca de um acordo sobre a área de conflito.

Questões em investigação

No entanto, o conflito ainda tem questões que estão em investigação como a denúncia de estupros feita pela ONG ‘Kuñangue Aty Guasu’ durante o desaparecimento de duas mulheres indígenas no local, encontradas na tarde da última terça-feira (31). De acordo com a ONG, as mulheres teriam sido arrastadas pelo milharal e gritos foram ouvidos do galpão onde ficaria a segurança privada dos proprietários. O Cimi (Conselho Missionário Indigenista) também acompanha o caso e investiga a veracidade dos relatos.

Além disso, também não é possível saber se o sequestro das mulheres teria relação com a morte do jovem indígena.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil começa a exigir visto para EUA, Canadá e Austrália nesta quinta

Google notifica polícia de armazenamento de pornografia infantil e homem é preso em MS

UE decide pausar contramedidas a tarifas dos EUA por 90 dias

Homem tenta esfaquear filha e é agredido a pauladas pelo genro em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

VÍDEO: Perseguição policial termina com tiroteio no São Lourenço

tereza cristina adriane lopes

“Quem está atacando vai ter que engolir”, diz Tereza sobre Adriane Lopes

humap golpe

Hospital Universitário oferece atendimentos gratuitos em comemoração aos 50 anos

Últimas Notícias

Cotidiano

Casa sustentável é inaugurada na Expogrande, como vitrine de boas práticas do agronegócio

Construção será iniciada já no segundo trimestre deste ano e funcionará como escritório e vitrine de boas práticas

Trânsito

Álcool e direção: Em 2024, 2 mil motoristas foram flagrados embriagados ao volante nas rodovias de MS

Em 2024, nas rodovias federais, 520 foram autuados em flagrante por embriaguez ao volante

Famosos

Lembra dele? Mickey Rourke surge irreconhecível no Big Brother britânico

Galã dos anos 80, Mickey Rourke virou assunto nas redes sociais ao surgir irreconhecível no Big Brother britânico após um combo de procedimentos

MidiaMAIS

Vem aí: João Gomes, Luísa Sonza, Titãs, Michel Teló e mais artistas farão shows ‘gratuitos’ em MS

Lista de atrações confirmadas também prevê shows de Elba Ramalho, Seu Jorge, Linker, Alcione, Pixote e diversos outros nomes