Pular para o conteúdo
Cotidiano

Centenas de bolivianos seguem com manifestação em fronteira bloqueada há 4 dias

A fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia continua calma neste quinto dia de manifestações no país vizinho. O trânsito entre Corumbá, a 426 km de Campo Grande, e Puerto Quijarro, está bloqueado desde o último sábado (22).  Parte da população boliviana voltou a protestar a favor da antecipação da realização do Censo … Continued
Thalya Godoy -
Fronteira em Puerto Quijarro nos protestos de 2022. (Fonte: Divulgação Polícia Militar de Mato Grosso do Sul)

A fronteira de com a continua calma neste quinto dia de manifestações no país vizinho. O trânsito entre , a 426 km de , e Puerto Quijarro, está bloqueado desde o último sábado (22). 

Parte da população boliviana voltou a protestar a favor da antecipação da realização do Censo Demográfico para que, com os resultados do levantamento, o governo readéque a distribuição de recursos públicos aos estados. 

O Censo Demográfico está agendado para 2024 e as reivindicações pedem que o presidente Luiz Arce antecipe e seja realizado já em 2023. O último levantamento foi feito em 2012.

Segundo informações da de Mato Grosso do Sul, a última noite foi calma na parte brasileira da fronteira, enquanto do lado da Bolívia cerca de 500 pessoas realizaram uma reunião. 

O encontro foi pacífico e já é realizado há quatro dias. Na noite anterior, na segunda-feira, uma assembleia com centenas de pessoas pediu a renúncia do prefeito de Puerto Quijarro, Leonardo Luis Chamby Montoya.

No último sábado (22), um funcionário público boliviano foi morto em Puerto Quijarro durante os conflitos. A partir desse dia, um grupo de policiais militares brasileiros monitora a situação na fronteira. 

Negociações avançam

De acordo com o jornal boliviano El Delber, está marcado para a próxima sexta-feira (28), na cidade de Cochabamba, um “encontro plurinacional” no qual será definida a data do próximo Censo Demográfico. 

Trânsito está parado na fronteira

Devido aos protestos, cerca de 600 caminhões estão parados na fronteira brasileira até Santa Cruz. 

A receita com as exportações que passam pela fronteira seca soma 241 milhões de dólares, entre ferro, aço, minério, carnes, peixes, calçados, couro, açúcar, frutas e vestuário, que compõem uma lista com 69 itens.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados