Lideranças indígenas e prefeitura discutem melhorias nas vias das aldeias de Dourados

Encontro reuniu representantes da Funai, MPF e da prefeitura de Itaporã
| 14/05/2022
- 08:53
Lideranças indígenas e prefeitura discutem melhorias nas vias das aldeias de Dourados
Reunião aconteceu nesta sexta-feira em Dourados (Foto: Leandro Silva)

Uma reunião entre moradores, lideranças da Reserva Federal de e representantes das prefeituras da cidade e também de Itaporã, Funai e MPF (Ministério Público Federal) se reuniram nesta sexta-feira (13). O assunto foi a melhoria das vias das aldeias Bororó e Jaguapiru, além do principal acesso à aldeia Panambizinho.

Durante o encontro, ficou definido que o trabalho será feito  em ação conjunta entre as prefeituras de Dourados e Itaporã, Governo do Estado por meio da Agesul (Agência de Desenvolvimento de|Mato Grosso do Sul) e com apoio da Fundação Nacional do  e também do MPF.

O Secretário Municipal de Públicas, Luis Gustavo Casarin, recebeu o secretário de Obras de Itaporã, Deusimar Dias Oliveira (Tito), o diretor de meio ambiente da Agesul, Pedro Celso Fernandes, o coordenador regional da Funai, Valdir Poloff, o antropólogo Waldenir Bernini Lichtenthaler, representante do MPF.

Entre os participantes do encontro, estavam as lideranças das aldeias que serão beneficiadas com as obas, como o cacique Ramão Fernandes, da Jaguapiru, cacique Reinaldo Arevado, da Bororó. Eles estavam acompanhados por seus respectivos vices.

Segundo Casarin, em 2021 foi feito o patrolamento em 100% das aldeias em Dourados. Agora, será feito nova conformação das vias pelas secretarias de Obras de Dourados e Itaporã, já que as aldeias abrangem os dois municípios, e pela Agesul. “Posteriormente a esse trabalho, será feito o cascalhamento para resolver os problemas nas estradas indígenas”, afirmou o secretário.

Veja também

Durante as ações nas sete regiões da Capital foram eliminados 1,8 mil focos do Aedes aegypti

Últimas notícias