Uma reunião entre moradores, lideranças da Reserva Federal de e representantes das prefeituras da cidade e também de , e MPF (Ministério Público Federal) se reuniram nesta sexta-feira (13). O assunto foi a melhoria das vias das aldeias Bororó e Jaguapiru, além do principal acesso à aldeia Panambizinho.

Durante o encontro, ficou definido que o trabalho será feito  em ação conjunta entre as prefeituras de Dourados e Itaporã, Governo do Estado por meio da (Agência de Desenvolvimento de|Mato Grosso do Sul) e com apoio da Fundação Nacional do  e também do MPF.

O Secretário Municipal de Obras Públicas, Luis Gustavo Casarin, recebeu o secretário de Obras de Itaporã, Deusimar Dias Oliveira (Tito), o diretor de meio ambiente da Agesul, Pedro Celso Fernandes, o coordenador regional da Funai, Valdir Poloff, o antropólogo Waldenir Bernini Lichtenthaler, representante do MPF.

Entre os participantes do encontro, estavam as lideranças das aldeias que serão beneficiadas com as obas, como o cacique Ramão Fernandes, da Jaguapiru, cacique Reinaldo Arevado, da Bororó. Eles estavam acompanhados por seus respectivos vices.

Segundo Casarin, em 2021 foi feito o patrolamento em 100% das aldeias em Dourados. Agora, será feito nova conformação das vias pelas secretarias de Obras de Dourados e Itaporã, já que as aldeias abrangem os dois municípios, e pela Agesul. “Posteriormente a esse trabalho, será feito o cascalhamento para resolver os problemas nas estradas indígenas”, afirmou o secretário.