Liberado calendário da 1ª e 2ª parcelas do 13º salário do INSS 2022; confira datas

Confira as datas de pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS
| 17/01/2022
- 12:19
Liberado calendário da 1ª e 2ª parcelas do 13º salário do INSS 2022; confira datas
(Foto: Agência Brasil)

Os aposentados e pensionistas do (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem começar a se programar para receber o 13º salário. Isso porque as datas de pagamento, tanto da primeira quanto da segunda parcela já estão disponíveis para consulta. Nos últimos dois anos, o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS veio a ser antecipado em decorrência da situação econômica e de isolamento social devido à pandemia da Covid-19.

No entanto, vale lembrar que para este ano de 2022, como até o momento não está sendo considerado um período de uma nova onda da doença, o governo não pretender realizar o pagamento antecipado do benefício.

Assim, as novas datas de pagamentos estão definidas por meio do decreto 10.410 publicado em 30 de junho de 2020, estabelecendo novas regras para o INSS, como as definições do cronograma de pagamentos do benefício.

Assim, uma das alterações do decreto 10.410 é a que garante aos aposentados e demais beneficiários receber a primeira parcela do 13º sempre na competência de agosto. Já a segunda parcela segue sendo paga na competência de novembro.

A liberação do 13º salário do INSS adiantamento ocorre desde 2006, mas dependia de decreto da Presidência da República. Agora, desde a publicação do Decreto de 2020, isso não é mais necessário.

Calendário da primeira parcela do 13º salário
A primeira parcela do 13º salário ocorrerá na folha de pagamentos do mês de agosto, sendo assim, os segurados que ganham um salário mínimo terão direito ao benefício ainda em agosto, já os segurados que ganham acima de um salário vão receber a partir de setembro, confira!

Calendário da primeira parcela para quem ganha até um salário mínimo:

Benefício final 1: recebe dia 25 de agosto;
Benefício final 2: recebe dia 26 de agosto;
Benefício final 3: recebe dia 29 de agosto;
Benefício final 4: recebe dia 30 de agosto;
Benefício final 5: recebe dia 31 de agosto;
Benefício final 6 recebe dia 1º de setembro;
Benefício final 7: recebe dia 2 de setembro;
Benefício final 8: recebe dia 5 de setembro;
Benefício final 9: recebe dia 6 de setembro;
Benefício final 0: recebe dia 8 de setembro.

Veja também

Apesar do reajuste de 19% no preço do GNV (Gás Natural Veicular) no começo de...

Últimas notícias