Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça garante direito em cirurgia de reconstrução de órgão vital a recém-nascido

A Justiça deferiu direito a um recém-nascido para realizar cirurgia de reconstrução de um órgão vital, em Campo Grande. O pedido foi feito pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. O caso foi atendido durante o plantão no final de semana pelo defensor público Rodrigo Zoccal Rosa, titular da 5ª DP da Infância e … Continued
Diego Alves -
Conforme o médico, a criança terá de aguardar por, aproximadamente, três meses para realizar a cirurgia (Foto ilustrativa)

A Justiça deferiu direito a um para realizar cirurgia de reconstrução de um órgão vital, em . O pedido foi feito pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. O caso foi atendido durante o plantão no final de semana pelo defensor público Rodrigo Zoccal Rosa, titular da 5ª DP da Infância e na Capital.

Segundo o processo, o bebê nasceu em , no dia último 03 de maio, com anomalia denominada extrofia de bexiga e epispádia (“bexiga exposta”). Devido à situação, o bebê precisa de cirurgia para reconstrução do órgão vital. Logo após o nascimento, ele foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande.

De acordo com a Defensoria, na transferência, foi dada a certeza pelos profissionais de saúde que o bebê seria atendido pelo especialista (uropediatra) e submetido à cirurgia para reconstrução de sua bexiga, porém, desde que chegou a Campo Grande, há três dias, não houve a realização de procedimento cirúrgico, nem a obtenção da vaga com especialista.

A criança estava na ala vermelha da Santa Casa, onde são internados os casos gravíssimos, com um órgão vital exposto e sem perspectivas de realização do procedimento cirúrgico de urgência.

No hoospital, foi informado que há somente um médico especialista em tal procedimento no Universitário de Campo Grande, e que não há vaga para a realização do procedimento no referido hospital.

Foi então solicitado por uma liminar, a imediata transferência, disponibilização de vaga para internação, cirurgia e todos os demais procedimentos e tratamentos que se fizerem necessários para o Hospital Universitário.

No pedido, foi relatado tratar-se de criança, tutelada pelos Princípios da Proteção Integral e Prioridade Absoluta. Inclusive, o artigo 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente traz: ‘a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”, pontuou o defensor público.

A Justiça então concedeu a antecipação da tutela jurisdicional para determinar que fosse providenciada imediatamente o socorro ao paciente em unidade hospitalar onde seu médico recomendar.

Caso não haja vaga destinada ao atendimento público, foi determinado ainda que a unidade hospitalar faça a internação em vaga particular que deverá ser custeada integralmente pelo município e, solidariamente, pelo Estado.

Por fim, caso não exista vaga em Campo Grande, que seja providenciada a remoção e o tratamento da criança para outro hospital onde exista a vaga, mesmo que em cidade de outro Estado da Federação.

Esperança – Segundo informações da família, o bebê já foi transferido para o Hospital Regional onde passou por avaliação de um especialista.

Conforme o médico, a criança terá de aguardar por, aproximadamente, três meses para realizar a cirurgia, para que a pele do corpo do recém-nascido se desenvolva mais para a segurança do procedimento. Nesse período ele será assistido em casa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com oportunidades para Capital e interior, Funtrab oferta 3,5 mil vagas em MS

Esposa de lobista nega que marido irá delatar corrupção em tribunais

inss

Calendário de pagamentos do 13° do INSS continua nesta semana; confira datas

1960 – População protesta contra apagões

Notícias mais lidas agora

Empresa que fraudou licitação entregava alimentos podres para merenda de crianças em MS

antonio

‘Nunca será esquecido’, diz filha de empresário que morreu em cela da delegacia

Jair Bolsonaro comemora saída de hospital após três semanas internado em Brasília

Morre Charley Scalies, ator de Família Soprano, aos 84 anos

Últimas Notícias

Transparência

Após ‘dar balão’ em Maracaju, BBCA cobra na Justiça R$ 1,4 milhão do município

Empresa chinesa ganhou incentivo fiscal e terreno de R$ 10 milhões, mas projeto de indústria naufragou

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Ex-prefeito de Salvador trabalha para candidatura de destaque da direita em 2026

ACM Neto (União) pode disputar o Governo da Bahia, o Senado ou ser vice na chapa da direita à Presidência da República

Sem Categoria

Ex-marido que esfaqueou professora 8 vezes na frente de filho é preso pela polícia em MS

Ele foi reconhecido quando passava por pedágio na BR-163

Transparência

Ameaçado, despachante troca advogados de MS por escritório do Paraná para delação

David Chita reuniu farta documentação que pode impactar desfecho de operações como Vostok e sobre fraudes no Detran-MS