Pular para o conteúdo
Cotidiano

Jacarés do Aquário do Pantanal recebem chips de identificação para controle e monitoramento

Para controle veterinário e monitoramento da saúde, os 14 jacarés do Bioparque Pantanal, também conhecido como Aquário do Pantanal, receberam chips de identificação e passaram por atendimento veterinário. Os répteis foram doados para o complexo turístico pela Caimasul, fazenda de criação dos animais. Chip é o RG dos Jacarés Segundo o médico-veterinário e responsável técnico … Continued
Karina Campos -
Jacaré no Bioparque
(Foto: Divulgação/Governo de MS)

Para controle veterinário e monitoramento da saúde, os 14 jacarés do Bioparque , também conhecido como Aquário do Pantanal, receberam chips de identificação e passaram por atendimento veterinário. Os répteis foram doados para o complexo turístico pela Caimasul, fazenda de criação dos animais.

Chip é o RG dos Jacarés

Segundo o médico-veterinário e responsável técnico do (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e do Imasul (Instituto de de Mato Grosso do Sul), Lucas Cazati, além da parte de biometria, a equipe realizou a avaliação física de cada animal. “Agora nós temos o histórico deles, todas as informações. Isso torna-se o seu RG até o final de sua vida”, explicou.

Ainda segundo Lucas, o processo de controle acontece em parques, zoológicos e instituições. Animais que saem do Cras após atendimento, também são demarcados ao retornar para a natureza.

Os animais têm uma dieta carnívora, então, o Jacaré-do-Pantanal se alimenta no final da tarde e, ainda de acordo com Lucas, são jovens e podem viver por anos no complexo. “Eles vivem muito, ainda mais num ambiente preparado para eles, que não tem tanta briga na alimentação, é tranquilo. Se Deus quiser, vão viver décadas aqui”, pontuou.

“Temos como propósito manter todos os animais com saúde e bem cuidados. O trabalho realizado é apenas uma das ações que acontecem aqui dentro e que garantem que todas as espécies tenham qualidade de vida”, explicou a diretora do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri.

Sucuri Gaby também foi monitorada como os Jacarés
(Foto: Divulgação/Governo de MS)

A famosa sucuri-verde Gaby também passou por avaliação, sendo pesada e alimentada. O processo acontece uma vez por mês. “Como estamos na época do frio, verificamos se ela ganhou peso e identificamos que ela está ótima”, garantiu o biólogo do Cras, Allyson Favero.

Considerada a maior serpente brasileira, a espécie ocupa um dos tanques do complexo e quando não está escondida, se exibe para os visitantes em câmera lenta. O animal que veio do Pará, morava em um cativeiro após ser resgatada com ferimentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil