Inpe indica alerta para risco alto e crítico de incêndios em MS e calor de 40°C no Pantanal
Nesta quinta-feira (9), o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) emitiu um alerta, conforme os dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), para risco alto e crítico de incêndios em Mato Grosso do Sul, principalmente nas regiões do Pantanal, norte, bolsão e sudeste do Estado. Ainda na quinta-feira (8), os termômetros […]
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta quinta-feira (9), o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) emitiu um alerta, conforme os dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), para risco alto e crítico de incêndios em Mato Grosso do Sul, principalmente nas regiões do Pantanal, norte, bolsão e sudeste do Estado.
Ainda na quinta-feira (8), os termômetros ficaram acima dos 30°C em praticamente todo MS, com destaque para as regiões pantaneiras, bolsão e sudoeste, onde as temperaturas ficaram entre 38 a 40°C.
E a previsão indica que hoje à tarde, as temperaturas ainda devem ser altas, variando entre 34 a 39°C, além da atenção com a umidade relativa do ar, variando entre 15 e 25%.
As condições meteorológicas podem favorecer o início ou agravamento dos incêndios florestais no Estado. O mapa de risco de fogo do Inpe categoriza os riscos de fogo “alto” a “crítico” nas regiões sudoeste, pantanal, bolsão e norte do Estado.
Fumaça de incêndios da Amazônia, indica Inpe
Campo Grande amanheceu, nesta sexta-feira (9), novamente com o céu acinzentado, fenômeno que tem sido observado desde ontem na Capital. De acordo com o Cemtec/Semagro (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul), a causa está ligada a uma grande concentração de fumaça na região Centro-Oeste do Brasil devido aos incêndios florestais na região Amazônica.
A configuração dos ventos, que atuam de noroeste sobre Mato Grosso do Sul, ajudam a transportar a fumaça gerada pelos incêndios florestais e deixam o céu com tom acinzentado no Estado.
De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil registra 2.876 focos de incêndios nesta sexta, sendo 1.887 concentrados no bioma amazônico, o que representa 53,7% do total. Já no Pantanal, a situação está mais controlada, com o registro de 12 focos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.