amanheceu, nesta sexta-feira (9), novamente com o céu acinzentado, fenômeno que tem sido observado desde ontem na Capital. De acordo com o Cemtec/ (Centro de Monitoramento do Tempo e do do estado do ), a causa está ligada a uma grande concentração de fumaça na região Centro-Oeste do Brasil devido aos incêndios florestais na região Amazônica.

A configuração dos ventos, que atuam de noroeste sobre Mato Grosso do Sul, ajudam a transportar a fumaça gerada pelos incêndios florestais e deixam o céu com tom acinzentado no Estado. 

De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil registra 2.876 focos de incêndios nesta sexta, sendo 1.887 concentrados no bioma amazônico, o que representa 53,7% do total. Já no Pantanal, a situação está mais controlada, com o registro de 12 focos.

Mato Grosso do Sul terá calor nesta sexta

A previsão do tempo para esta sexta-feira em Mato Grosso do Sul indica temperaturas em elevação, com máximas que podem ultrapassar os 35-38°C em grande parte do Estado, segundo o Cemtec.

Em Campo Grande, a mínima deverá ficar em 24°C e máxima de 35°C. Os ventos sopram do quadrante norte e, principalmente durante a tarde, os ventos de noroeste aumentam a sensação de calor e podem ter rajadas de ventos entre 40-60 km/h. 

A umidade relativa do ar estará muito baixa, entre 10-20%. A chegada da frente fria deve ocorrer na noite da sexta (9) nas regiões sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul.