Com projeto iniciado em 2019 para ampliação e modernização, o Aeroporto Internacional de Campo Grande ainda tem 1% da obra pendente para ser finalizada. O contrato com a empresa responsável foi rescindido em setembro e, quase três meses depois, ainda segue em fase de revogação.

Conforme informou a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a empresa executou mais de 99% dos serviços previstos no projeto, ficando pendentes a conclusão de alguns sistemas e infraestruturas. Segundo a Infraero, as pendências não afetam diretamente a operação do Aeroporto e os serviços prestados aos passageiros. 

“Atualmente estão sendo realizadas as tratativas para rescisão do contrato, em conjunto com o levantamento das necessidades e planejamento para realização da contratação da nova empresa. Ainda não há previsão para conclusão da obra”, diz nota encaminhada ao Jornal Midiamax.

O aeroporto tem estimativa de receber mais de 89 mil passageiros entre 16 de dezembro de 2022 e 2 de janeiro de 2023, um aumento de 12% no fluxo de passageiros em comparação a 2021. Também para esse ano é previsto que as companhias aéreas aumentem a oferta de voos em 13% comparado ao mesmo período do ano passado.

Contrato rescindido

Segundo a estatal, a construtora responsável pelas obras não cumpriu totalmente com o que estava firmado, o que a levará a rescindir o contrato e, após o processo de rescisão, será feita uma nova contratação para a finalização da reforma, que está 99,39% concluída.

“A Companhia está rescindindo este contrato e irá aplicar as penalidades previstas em legislação. Após a conclusão do processo de rescisão, os serviços necessários para a complementação da obra serão novamente contratados, reforçando o compromisso da Infraero em oferecer um aeroporto moderno e com maior conforto a seus passageiros e usuários”, informou a Infraero em nota anterior.

A Ordem de Serviço para o início das obras de reforma do Aeroporto Internacional de Campo Grande foi assinada em 18 de julho de 2019 e previa a conclusão em até 18 meses a partir da assinatura, ou seja, o prazo final seria 18 de janeiro de 2021. A empresa contratada foi a Sial Construções Civis Ltda., sob o custo inicial de R$ 39,9 milhões.