Google Street View reúne flagras de pedestres atravessando fora da faixa em Campo Grande

| 02/07/2022
- 17:10
Google Street View reúne flagras de pedestres atravessando fora da faixa em Campo Grande
Homem atravessa puxando crianças fora da faixa no centro de Campo Grande (Reprodução Google Street View/Dezembro 2018)

Você já recebeu alguma multa de por infrações enquanto dirigia seu ou pilotava sua moto? E como pedestre, você já foi multado? Pode até parecer confuso, mas sim, a pergunta está correta. Porque nem todo mundo sabe, mas pedestres também podem receber multas.

Rua 26 de agosto - Google Street View reúne flagras de pedestres atravessando fora da faixa em Campo Grande
Homem atravessa fora da faixa na Rua 26 de Agosto. (Reprodução Google Street Views/2019)

E a atenção é para o fato de que os pedestres infratores do centro de Campo Grande são “estrelas em print’s” no Google Street View, ferramenta de pesquisa que realiza mapeamento virtual das vias do mundo inteiro. Para quem gosta deste tipo de tecnologia, é uma fonte incrível de imagens. E com um olhar mais crítico, é possível verificar, também, o desrespeito às leis de trânsito por parte dos transeuntes, no caso nas ruas da capital direto para as redes.

Os pedestres estão sujeitos às regras de trânsito, embora eles não as cumpram como deveriam. Assim como os demais motoristas, os pedestres também têm suas obrigações e deveres para manter o trânsito mais seguro para todos.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a preferência é sempre para o menor ou mais fraco. Nesse caso, o pedestre. Por isso, ele está na preferência entre todos os outros elementos presentes no trânsito. De acordo com o artigo 254 do CTB, atravessar fora da faixa é considerado infração leve e uma multa pode ser aplicada. No entanto, a aplicação de penalidades aos pedestres desrespeitosos não é comum

Mas estar em preferência não significa que um pedestre possa fazer tudo aquilo que quiser e do jeito que achar melhor. As regras de trânsito regulamentam a circulação de pedestres nas vias, para que possa manter a ele mesmo em segurança e evitar acidentes com outras pessoas, a orientação e sempre atravessar na faixa de pedestre.

Rua Barao do Rio Branco 01 - Google Street View reúne flagras de pedestres atravessando fora da faixa em Campo Grande
Poucos metros da faixa mulher com bolsa se arrisca na travessia da Rua Barão do Rio Branco com a Rua Padre João Cripa. (Reprodução Google Street View/Abril2019)
Rua Barao do Rio Branco 02 1 - Google Street View reúne flagras de pedestres atravessando fora da faixa em Campo Grande
Na região da Praça Aquidauana, casal aparentemente de idosos atravessam cerca de 60 metros de distância de passarela. (Reprodução Google Street View/Fevereiro 2019)
Rua Marcaju 01 - Google Street View reúne flagras de pedestres atravessando fora da faixa em Campo Grande
Na rua Maracaju e possível observar que dos dois lados pedestres decidem realizar a travessia fora da faixa de pedestre. (Reprodução Google Street View/Março 2019)
Rua Dom Aquino - Google Street View reúne flagras de pedestres atravessando fora da faixa em Campo Grande
Na Rua Don Aquino as travessias acontecem no intervalo do fluxo dos veículos, mas sempre fora da faixa. (Reprodução Google Street View/Abril 2019)
Rua 13 de Maio 01 - Google Street View reúne flagras de pedestres atravessando fora da faixa em Campo Grande
Casal terminando de realizar a travessia enquanto motoqueiro usa a via. (Reprodução Google Street View/Abril 2019)

Veja também

Um dia depois de atingir o menor nível em oito semanas, o dólar subiu, influenciado...

Últimas notícias