Você já recebeu alguma multa de trânsito por infrações enquanto dirigia seu carro ou pilotava sua moto? E como pedestre, você já foi multado? Pode até parecer confuso, mas sim, a pergunta está correta. Porque nem todo mundo sabe, mas pedestres também podem receber multas.

E a atenção é para o fato de que os pedestres infratores do centro de Campo Grande são “estrelas em print’s” no Google Street View, ferramenta de pesquisa que realiza mapeamento virtual das vias do mundo inteiro. Para quem gosta deste tipo de tecnologia, é uma fonte incrível de imagens. E com um olhar mais crítico, é possível verificar, também, o desrespeito às leis de trânsito por parte dos transeuntes, no caso nas ruas da capital direto para as redes.
Os pedestres estão sujeitos às regras de trânsito, embora eles não as cumpram como deveriam. Assim como os demais motoristas, os pedestres também têm suas obrigações e deveres para manter o trânsito mais seguro para todos.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a preferência é sempre para o menor ou mais fraco. Nesse caso, o pedestre. Por isso, ele está na preferência entre todos os outros elementos presentes no trânsito. De acordo com o artigo 254 do CTB, atravessar fora da faixa é considerado infração leve e uma multa pode ser aplicada. No entanto, a aplicação de penalidades aos pedestres desrespeitosos não é comum
Mas estar em preferência não significa que um pedestre possa fazer tudo aquilo que quiser e do jeito que achar melhor. As regras de trânsito regulamentam a circulação de pedestres nas vias, para que possa manter a ele mesmo em segurança e evitar acidentes com outras pessoas, a orientação e sempre atravessar na faixa de pedestre.




