O Fórum Consecti & Confap 2022 realizado desde quarta-feira (30), em , recebeu na manhã desta quinta-feira (1º) o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Cesar Rezende de Carvalho Alvim, no Bioparque do Pantanal. Durante evento, ministro falou da importância das pesquisas no Brasil e ainda assinou edital para Mulheres na Ciência.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, várias autoridades estiveram presentes no local, como o secretário de Estado da , Jaime Verruck, representando o governador Reinaldo Azambuja; Marcelo Augusto Santos Turine, da reitoria da UFMS; bem como representantes da UEMS, Embrapa, FAPs, CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e outros.

Durante a cerimônia, participantes elogiaram a iniciativa do Edital. Paulo Alvim chegou a elogiar a iniciativa de Turini porque ele “comprou a bola do empreendedorismo feminino e mulheres na ciência anos atrás”, disse o ministro.  

Evento no Bioparque do Pantanal
Evento no Bioparque do Pantanal (Foto: Thalya Godoy/Midiamax)

Evento também abordou a importância da pesquisa brasileira e a necessidade de investimentos no setor, bem como atualização nos valores das bolsas, visto que valor já está defasado há nove anos. Neste momento, ministro disse que fez estudo para que seja decidido no próximo ano com o novo governo presidencial.

Além disso, representantes também assinaram acordo de cooperação técnica para redes de comunicação das unidades da federação e proferiram homenagens aos pesquisadores.

Pesquisas no Pantanal

Outro assunto abordado por Paulo Alvim na manhã desta quinta foi o incremento de pesquisas no Pantanal. “Eu recebi uma resposta bem positiva sobre a institucionalização do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal. A estrutura já está presente na UFMT (Universidade de Mato Grosso), mas MS vai entrar com parcerias”, disse o ministro, sem dar mais detalhes.

Além disso, foi anunciada nova chamada da Finep para realização do projeto Traços da Ciência, locais onde as pessoas podem conhecer e se apaixonar pela pesquisa. Chamada terá valor de R$ 20 milhões e R$ 200 mil por instituição, o que gerou otimismo à diretoria do Bioparque do Pantanal. Edital está previsto para ser publicado amanhã.

Evento no Bioparque do Pantanal
(Foto: Thalya Godoy/Midiamax)

Evento

O fórum foi organizado pelo Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação) e o Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), em parceria com a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar).

Evento reúne presidentes e representantes das 27 FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, representantes de agências federais e internacionais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, além da comunidade acadêmica e científica.

Na tarde desta quinta-feira, haverá uma apresentação do Grupo de Transição do Novo Governo Federal, realizada por Celso Pansera, ex-ministro do MCTI, além de outras apresentações da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).