A (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) irá ofertar mais de 2.000 vagas para serem preenchidas através do Sisu (Sistema de Unificada). Para isso, os interessados devem realizar a prova do (Exame Nacional do Ensino Médio).

Das 2.098 vagas ofertadas, 1.043 são voltadas para ampla concorrência. Entretanto, as outras 1.055 vagas são reservadas para preencher a Lei de Cotas.

Ou seja, pouco mais da metade das vagas são destinadas para estudantes da rede pública, pessoas com renda baixa, para pessoas pretas, pardas ou indígenas e PcD (Pessoas com Deficiência).

Segundo a UFMS, os interessados poderão optar entre 150 cursos disponibilizados em 18 municípios de Mato Grosso do Sul.

O MEC (Ministério da Educação) ainda deve divulgar das datas para inscrição no Sisu. Clique aqui para conferir o termo de adesão completo.

Inscrições para o Vestibular UFMS abertas

As inscrições para o Vestibular e Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) UFMS seguem até o dia 17 de novembro.

A universidade irá aplicar a prova do Vestibular no dia 4 de dezembro e a prova do Passe no dia 11 de dezembro, das 8h às 13h (horário de MS).

A UFMS elaborou um manual com dicas e orientações para os candidatos que irão prestar o Vestibular ou o Passe, com ingresso em 2023.

Por fim, nesta edição, a universidade ofertou 10,6 mil vagas, o dobro do ano anterior devido a criação de novos cursos.

Abstenção de 32% no Enem

A taxa de abstenção no primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada neste domingo (13), chegou a mais de 32% em Mato Grosso do Sul. Dos 43.415 inscritos, 29.852 compareceram aos locais de prova.

Do mesmo modo, a taxa de abstenção entre os que realizaram a prova em computador foi grande. Entre os 1.269 inscritos, 572 realizaram a prova, gerando cerca de 55% de abstenção.

De acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 2,4 milhões de pessoas realizaram a prova do Enem em todo o país.

Ainda assim, o número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões (impressa e digital).

Conforme o Inep, os dados são preliminares. Ou seja, os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador. 

Vale lembrar que o tempo para realizar a prova era de 5h30. Os alunos receberam a prova às 12h30 tinham até às 18h para terminá-la.