A taxa de abstenção no primeiro dia de prova do (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada neste domingo (13), foi superior a 32% em Mato Grosso do Sul. Dos 43.415 inscritos, 29.852 compareceram aos locais de prova.

Do mesmo modo, a taxa de abstenção entre os que realizaram a prova em computador foi grande. Entre os 1.269 inscritos, 572 realizaram a prova, gerando cerca de 55% de abstenção.

De acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 2,4 milhões de pessoas realizaram a prova do Enem em todo o país.

O número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões (impressa e digital).

Segundo o , os dados são preliminares. Ou seja, os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador.  

Vale lembrar que o tempo para realizar a prova era de 5h30. Os alunos receberam a prova às 12h30 tinham até às 18h para terminá-la.

Tema da redação do Enem

Anteriormente, o ministro da Educação Victor Godoy divulgou em suas redes sociais o tema da redação do Enem 2022.

Em seu perfil oficial no Twitter, Godoy revelou que os estudantes precisaram escrever sobre os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Em todo ano, o tema da redação do Enem é sempre uma das maiores expectativas dos candidatos.

O tema exige uma proposta de intervenção e avalia a habilidade dos alunos de escreverem sobre temáticas atuais.

Prova dividida em dois dias

Neste domingo, quem se inscreveu para o Exame respondeu Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação.

Hoje são 40 questões de Língua Portuguesa, cinco de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol, escolhida na inscrição) e 45 de Ciências Humanas. Além das questões objetivas, os estudantes farão a redação neste dia.

Por fim, no próximo domingo (20) serão cobradas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, assim como e suas Tecnologias.

Em Mato Grosso do Sul 43.590 se inscreveram no exame, sendo que em Campo Grande, 17.028 pessoas optaram pelo Enem impresso e outras 1.115 pelo digital, somando 18.143 inscritos.