Com promessa de passe de ônibus gratuito neste domingo (2), clientes que utilizam o cartão portador, da cor roxa, não conseguiram a gratuidade em razão de um erro no sistema. O Consórcio Guaicurus apontou demora em ser notificado sobre a isenção da cobrança, no entanto, disse que amanhã (3) fará o reembolso aos usuários. 

Robson Strengari, diretor do Consórcio Guaicurus, informou que, historicamente, o cartão portador, aquele que não é associado a nenhum CPF, não dá direito à gratuidade, por esse motivo, a empresa não fez a liberação. “O decreto saiu às 17h15 e ficamos sabendo pela imprensa. Geralmente o cartão portador não dá direito a desconto”, informou.

Somente pela manhã, a chave de gratuidade foi acionada, porém, até a ativação, muitos usuários já haviam sido cobrados indevidamente. “Vamos fazer um levantamento e faremos o reembolso dessas pessoas até a tarde de amanhã. Será automático”, explicou.

Dona Ivete Fátima foi uma das pessoas que teve o passe cobrado. A caminho da seção eleitoral, notou que dois passes haviam sido debitados do cartão. “Peguei o ônibus do Nova Bahia e rodei a roleta, mas me cobraram”, explica. 

Segundo ela, o mesmo aconteceu na volta. “Na hora de voltar, o terminal estava aberto e a gente entrava pela porta da frente do ônibus, mas o passe foi cobrado”, finaliza.