Enfermeiros da Santa Casa aceitam negociar com hospital e adiam decisão de greve
Categoria quer reunião para discutir reajuste salarial ainda esta semana. (Foto: Ranziel Oliveira / Midiamax)
Ranziel Oliveira, Gabriel Maymone –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os enfermeiros da Santa Casa aceitaram voltar a negociar com o hospital e decidiram não entrar em greve nesse primeiro momento. Assembleia foi realizada no início da tarde desta segunda-feira (11).
O diretor da Santa Casa, Heitor Freire, falou para os profissionais e afirmou que o hospital quer negociar com a classe.
Conforme o presidente do sindicato dos enfermeiros, Lázaro Santana, será formalizado um pedido para a Santa Casa. Além disso, a categoria quer uma reunião ainda esta semana.
Caso não haja acordo, Lázaro informou que nova assembleia será marcada para discutir novamente a possibilidade de paralisação, que deixaria apenas 30% do efetivo em atuação no maior hospital de Mato Grosso do Sul.
Assembleia
Enfermeiros da Santa Casa estiveram reunidos no início da tarde desta segunda-feira (11) no saguão do hospital para realizar assembleia. A classe pede reajuste de 10,16%, mas ainda não chegaram num acordo com a direção do hospital.
Ao Jornal Midiamax, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Lázaro Santana, disse que já foram 3 rodadas de negociação com o hospital, mas todas sem acordo. “Não dá para ficar esperando mais”, declarou.
Conforme o sindicalista, o hospital estaria ‘jogando’ a responsabilidade sobre a prefeitura de Campo Grande, que é cogestora do hospital, alegando que não conseguiu reajustar o contrato que tem com o município.
Neste segunda-feira, apenas 50% dos enfermeiros permanecem no trabalho. Os demais estão na assembleia.
Para a vice-presidente do sindicato, Helena Delgado, a direção do hospital ‘está fugindo’. “Não houve uma negociação. Estamos tentando toda forma de diálogo”, pontuou.
Por outro lado, o diretor do hospital, Heitor Freire, negou que a Santa Casa tenha fugido das negociações. Ele explica que o que aconteceu é que o hospital ‘não tem proposta’.
Isso porque, segundo Freire, a Santa Casa tem déficit de R$ 12 milhões mensais e não está em situação financeira para conceder reajuste. Conforme o diretor, dos recursos da Santa Casa, 70% vão para custos. Assim, a direção do hospital estaria esperando negociar um novo contrato com a prefeitura para conseguir apresentar uma proposta.
A assessoria do hospital informou que, em junho, em reunião, a prefeitura solicitou mais 30 dias para poder negociar o contrato com a Santa Casa. Dessa forma, o contrato que vencia em 1º de junho foi prorrogado para 1º de julho e agora o hospital pede mais 30 dias para poder renegociar os valores do repasse, alegando que não é possível manter os valores nas condições atuais.
Por fim, Freire pontuou que o direito dos trabalhadores ficará assegurado, já que a data-base das categorias é em maio, mesmo que o reajuste seja concedido mais para frente, será pago o retroativo.
Caso seja deferida a greve, apenas 30% dos profissionais irão atuar no hospital.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.