Enem é aplicado para 43,5 mil candidatos neste domingo em Mato Grosso do Sul
Confira o guia com tudo que é liberado e proibido durante a prova que dá acesso ao Ensino Superior
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na manhã deste domingo (13), os 43,5 mil candidatos que irão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Mato Grosso do Sul já estão na expectativa e fazendo os últimos preparos para a prova. Por isso, é importante relembrar o que pode ou não pode fazer no Enem, para evitar desclassificação.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação), reforça as orientações aos participantes do Enem, para que tudo ocorra com tranquilidade e segurança.
Antes de entrar na sala, o participante receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. É obrigatório que os equipamentos eletrônicos estejam desligados e sejam guardados dentro do envelope, e que este seja alojado debaixo da carteira.
Tudo envelopado
Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador da prova do Enem, ao ingressar na sala de provas:
- Declaração de comparecimento impressa;
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
- Livros, manuais, impressos, anotações;
- Protetor auricular;
- Relógio de qualquer tipo;
- Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
- Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
É proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco, no local de provas.
É importante ressaltar que às 11h (horário de Mato Grosso do Sul), começarão os procedimentos de identificação com a abertura dos portões. A ida ao banheiro após esse horário requer nova identificação do participante para retorno à sala. Os candidatos devem se planejar para não perder a hora do Enem.
Agora é hora de separar o cartão de confirmação, a caneta preta com embalagem transparente, a garrafa de água, também com embalagem transparente, e o lanchinho.
Horários e local de prova
Os candidatos já podem consultar os locais das provas do Enem divulgados na Página do Participante, neste link. Participantes devem ficar atentos ao local para se programar com transporte e chegar antes do fechamento dos portões.
A informação do local de prova do Enem está disponível no cartão de confirmação. Embora não seja obrigatória, o Inep recomenda a impressão do documento.
No primeiro dia de Enem em Mato Grosso do Sul, os portões serão abertos às 11h, com fechamento às 12h e as provas terão início às 12h30, com término às 18h.
O que levar para comer?
É comum ver estudantes levando doces, balas e chocolates para os dias de prova, porém, eles possuem uma grande quantidade de açúcares podem ser prejudiciais no nível de glicemia do corpo, conforme publicou o Portal Prepara Enem.
A escolha dos alimentos para serem consumidos durante as provas do Enem é fundamental, segundo nutricionistas ouvidos pelo Brasil Escola, que elencaram os produtos recomendados para levar nos dias de prova do Enem:
- Frutas, tais como a banana e a maçã
- Barra de proteínas
- Sanduíche natural
- Chocolates com maior teor de cacau
- Castanhas
- Iogurtes proteicos
Além disso, para manter o corpo hidratado durante o exame, recomenda-se levar uma garrafa d’água. Confira mais detalhes aqui.
Enem 2022
No primeiro dia, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, em 20 de novembro, os participantes realizarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias.
Em Mato Grosso do Sul 43.590 se inscreveram no exame, sendo que em Campo Grande, 17.028 pessoas optaram pelo Enem impresso e outras 1.115 pelo digital, somando 18.143 inscritos.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.