Em nove meses desde o lançamento, o Programa de Manejo Ético de Controle Populacional de cães e gatos realizou 4.142 procedimentos de castração de cães e gatos. De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, os atendimentos acontecem por meio de credenciamento de clínicas veterinárias habilitadas e beneficia diretamente ONGs, protetores independentes, animais adotados nas feiras de adoção, além dos animais cadastrados em outros programas da Subsecretaria do Bem-Estar Animal. 

Desde setembro de 2021, o programa já realizou a castração de 2.400 gatos e 1.742 cães. O programa tem como objetivo fomentar o segmento da medicina veterinária da capital e dar oportunidade de prestação de serviços pelas empresas especializadas do segmento.

Atualmente são quatro clínicas credenciadas que realizam 600 procedimentos de castração por mês: 300 cães (150 machos e 150 fêmeas) e 300 gatos (150 machos e 150 fêmeas). O Programa ainda deve realizar mais de 3 mil castrações ainda em 2022.

Também faz parte do programa, o projeto C.E.D nas escolas, que castra animais que vivem no entorno de escolas municipais. A ação consiste em Capturar, Esterilizar e Devolver cães e gatos, evitando assim a superpopulação desses animais.

Para realização das castrações, a ONG e/ou Protetor Independente cadastrados no Combea (Conselho Municipal do Bem-Estar Animal) e na Subea devem ir até a sede da subsecretaria e solicitar o encaminhamento para a castração, já saindo com o agendamento da mesma.

Para mais informações sobre o encaminhamento de castrações, os interessados podem se dirigir à sede da subsecretaria do Bem-estar animal, localizada na Avenida Afonso Pena, 3.297, centro, térreo, entrar em contato pelo telefone 2020-1397, pelo número 156, Fala Campo Grande e pelo aplicativo Fala CG 156.