Dourados recebe pela 1ª vez museu com 50 anos de história dos videogames

| 27/03/2022
- 11:05
Dourados recebe pela 1ª vez museu com 50 anos de história dos videogames

De 26 de março a 10 de abril, no Shopping Avenida Center, Dourados vai receber pela primeira vez, a nacional interativa com mais de 350 consoles de todas as gerações que contam 50 anos de história de evolução dos videogames. 

De acordo com o Dourados Agora, visitantes também poderão jogar os maiores clássicos de todos os tempos, dançar no palco Just Dance, participar de torneios, concurso de cosplay, simuladores de corrida, espaço realidade virtual e muito mais.

O evento promovido pelo Sesc MS será das 15h às 21h (segunda a sábado) e das 14h às 20h (domingo), com entrada gratuita.

Criado há 10 anos em Campo Grande, o Museu do Videogame Itinerante, que recebe cerca de 5 milhões de visitantes ao ano e já passou por 18 estados brasileiros, é o primeiro do gênero do País registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus.

Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do País. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o País no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Em 2019, foi uma das atrações da London Games Festival, o maior evento de games da Inglaterra.

De acordo com o curador do Museu do Videogame Itinerante, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos).

Tem ainda o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Além das ilhas de antigos, os visitantes da nova geração poderão conhecer e jogar lançamentos do PlayStation 5, Microsoft Xbox Series e Nintendo Switch, além de pilotar supermáquinas em cockpits que trazem gráficos realistas, jogar nos controles gigantes de Atari, Nintendinho 8 bits, Master System e Super Nintendo e experimentar jogos em realidade virtual com o PlayStation VR.

Para aqueles que gostam de dançar e suar a camisa, o Sesc Geek proporciona o palco Just Dance. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso de dança e faturar brindes e prêmios.

Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.

Veja também

Visita do presidente está prevista para a quinta-feira (30)

Últimas notícias