A Coordenadoria Estadual de emitiu alerta de perigo potencial de tempestades em Mato Grosso do Sul, a partir desta quarta-feira (8) até a meia-noite de quinta-feira (9), com base nas informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Segundo o Inmet, são previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h, e até queda de granizo. O risco de corte de elétrica, estrago em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos é baixo.

De acordo com o (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima), a chuva deve ser de intensidade moderada a localmente fortes e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As chuvas devem se espalhar para praticamente todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Em casos de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores, pois existe risco de descargas elétricas, bem como evitar uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Além disso, após a passagem da frente fria sobre MS nesta sexta-feira (10), haverá queda significativa nas temperaturas, tanto máximas quanto mínimas. O frio mais intenso ficará restrito na região centro-sul do estado.

Alertas Defesa Civil

Os avisos da Defesa Civil podem ser recebidos por SMS, de forma gratuita. Para isso, é preciso enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse. Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar.