A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do I Seminário Estadual Quilombola de Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado pelo Governo do Estado, por meio, da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.

A Defensoria foi representada pelo coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva.

“Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania e subsecretaria racial, estão de parabéns por pautar esse assunto. Dão força à luta antirracista. Mas precisamos avançar mais. O Estado merece uma Delegacia Especializada de crimes contra a intolerância para, cada vez mais, a sociedade ser protegida”, destacou o coordenador.

De acordo com a Defesnsoria, o objetivo do evento foi o de promover a reflexão com uma perspectiva nas políticas públicas com foco nas comunidades quilombolas sul-mato-grossenses.

O seminário integra a programação da campanha Novembro Negro em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra que é comemorado em todo o país no dia 20 de novembro, em homenagem à data de morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que se tornou líder do Quilombo dos Palmares/PE e simbolizou a luta do povo negro contra a escravidão.