Pessoas que caminham pelo Parque das Nações Indígenas ou trafegam pelos altos da Rua Antônio Maria Coelho, em Campo Grande, podem notar uma movimentação anormal no estacionamento em frente a um buffet da região. Diversos veículos, que mais parecem casas sobre rodas. Todos reunidos, com música e diversas famílias que, graças a suas vestimentas e modo de falar, exalam uma ‘vibe' de férias sem fim. Se trata do 1° Encontro de Motorhomes de .

Ao caminhar entre os veículos, é fácil se admirar com transportes luxuosos, mas também com outros que fazem da simplicidade seu charme. Entre eles está a ‘Kombi Ziza — Caminho livre', nome não escolhido por acaso e que carrega muitas histórias. Os proprietários são Odemir Medeiros, de 68 anos, e Berenilde Maria da Silva, de 59 anos, um casal de aposentados que exalam simpatia e experiência de vida. Eles explicam que o nome Ziza é uma homenagem à mãe de Odemir e ‘Caminho Livre' surgiu após os dois se libertarem de amarras religiosas, que preferem não recordar.

Kombi foi montada há seis meses. (Foto: de França/Midiamax)

Ao falar sobre a Kombi, os olhos do casal brilham. O interior, quase todo construído com paletes de madeiras, foi a forma mais econômica encontrada para eles poderem viajar o Brasil de forma confortável. Segundo os próprios, a aquisição do veículo ocorreu há dois anos, mas apenas seis meses atrás ela passou a rodar como um motorhome. “A ideia surgiu depois que vimos alguns vídeos na internet, eu já fazia artesanatos com paletes e acabei utilizando na Kombi. A escolha foi por questões econômicas, mas essa é a graça, você pode ser feliz com pouco”, comentou Berenilde.

[Colocar ALT]
Na foto, Nabor Coelho. (Foto: Leonardo de França/Midiamax)

Enquanto relembravam suas histórias, um som ao fundo transformava a entrevista em uma verdadeira conversa entre amigos. O violino e vocal eram de Douglas na Kombi, primeira apresentação do evento que começou oficialmente às 8h desta sexta-feira (18). O idealizador do encontro foi Nabor Coelho, que sentia a necessidade de fazer com que os proprietários de motorhomes de Mato Grosso do Sul tivessem um local para se encontrar e trocar histórias. Ao ver a movimentação, admite: “tem mais gente do que imaginava”.

“Para ter ideia, tem pessoas de Goiás, Rio de Janeiro, até do Amapá. Acredito que vá chegar mais”, comentou o idealizador. Nabor explica que sempre teve paixão pela natureza, viagens e assuntos relacionados. Quando pequeno, era um “campista raiz”, daqueles que vão para o mato sem muitos recursos, segundo o próprio. O sentimento evolui até o momento em que construiu seu próprio motorhome e fundou uma empresa para construção e manutenção de casas sobre rodas, “nós vemos a necessidade de cada cliente e montamos um projeto para ele”, explicou. Não à toa, o empresário é conhecido por muitos frequentadores, que lhe recorriam com diferentes questionamentos sobre a organização e programação do evento.

[Colocar ALT]
Na foto, Márcia Regina Bajarunas. (Foto: Leonardo de França/Midiamax)

Também no local, estava presente Márcia Regina Bajarunas, de 57 anos, fundadora e administradora do grupo Campistas do Centro-Oeste, primeiro grupo de motorhome do Centro-Oeste. Ideia que surgiu em 2016 durante um evento em Ponta Porã, organizado por pessoas de outros Estados. “Eu cheguei lá e comecei a anotar as placas de Mato Grosso do Sul e perguntar para as pessoas se queriam iniciar um grupo. No começo eram 30, agora já são 200 pessoas. Não imaginava que iriamos conseguir tudo isso [realizar o evento]”.

Programação

Apesar das vagas já preenchidas, o encontro é aberto e qualquer pessoas pode assistir aos shows e adquirir produtos no bar local. Apenas as vagas para estacionar veículos foram preenchidas. As atrações começaram nesta sexta-feira (18) e seguem até domingo (20), confira:

Sexta-feira

  • 8h — Recepção e alinhamento dos VRs em seus devidos lugares.
  • 13h — Música ao vivo com Douglas da Komb
  • 16h30 — Abertura oficial do evento
  • 17h — ao vivo com Beto Raafur

Sábado

  • Manhã — Livre para bate-papo, rodas de tereré e ajuntamento de panelas
  • 16h — Show ao vivo com Ruan e Graziel

Domingo

  • 8h30 — Show ao vivo com Osni e Banda e Caio e Cia
  • 14h — Show ao vivo com Jonavo
  • 16h — Encerramento do evento