Novembro de 2022 foi atípico em Mato Grosso do Sul. O mês teve chuva abaixo da média histórica e temperaturas que foram de 6,5°C a 40,3°C. Os dados são do balanço mensal divulgado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS).

Em novembro, enquanto em municípios da região sul de MS as chuvas superaram a média mensal, na região leste as chuvas ficaram abaixo do previsto. Em Paranaíba, foi registrada a situação mais crítica de seca, com 20 mm de acumulado de chuva mensal, 87,4% abaixo da média histórica.

Por outro lado, em Ponta Porã foram registrados 277,6 mm de chuva, representando 29,9% acima da média histórica. Em Campo Grande, a precipitação acumulada mensal foi de 91 mm, ou seja, aproximadamente 55,9% abaixo da chuva histórica.

Dos 31 municípios analisados, 29 tiveram chuvas abaixo da média histórica e apenas dois registraram chuvas acima da média histórica.

Temperatura variou bastante em novembro

A temperatura também surpreendeu, com registro de frio, totalmente atípico para novembro. Em Sete Quedas, a temperatura mínima registrada foi de 6,5°C no mês e a máxima chegou a 33,8°C. Já em Corumbá, a temperatura variou de 13,4°C a 40,3°C.

Devido à atuação de uma intensa massa de ar seco, a menor umidade relativa do ar registrada foi de 11% em Corumbá. Já a maior rajada de vento foi de 95 km/h no município de Rio Brilhante.