A Santa Casa publicou um ‘apelo' às mulheres que estão em processo de amamentação e tem interesse em contribuir na alimentação dos bebês internados no . O número de doações no BLH (Banco de Leite Humano) caiu expressivamente ao longo de 2022.

De acordo com a nutricionista responsável técnica do BLH, Gislene Nantes, são necessários quase cinco litros de leite humano por dia, uma quantidade inferior ao que é captado por meio de doações. “É necessário ser saudável, estar amamentando, não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação, não fumar mais que 10 cigarros por dia, não usar drogas ilícitas ou álcool”, explica a nutricionista sobre os critérios para doação.

Além disso, é imprescindível que a doadora apresente exames pré e pós-natal compatíveis com a doação de leite e também realize outros exames conforme o perfil epidemiológico da região ou da necessidade individual da mulher. Vale ressaltar que qualquer volume doado é importante, já que os prematuros, por exemplo, começam a nutrição com apenas 1ml de leite e também que a doação evita o acúmulo do líquido nas mamas e, consequentemente, possíveis complicações.

A lactante que não deseja sair casa também pode coletar o leite em um recipiente de vidro esterilizado e com tampa de plástico, armazenar no congelador (por até 15 dias) e entrar em contato o hospital que a equipe vai até na casa da doadora buscar o alimento tão necessário para os bebês. Em nota, publicada nesta quarta-feira (23), o informou que disponibiliza dois militares para ajudarem no transporte das doações o que permitiu a constatar a necessidade de mais doares por conta do baixo número.