Organizado pela UEFA-MS (União Esportiva de Futebol Amador de Mato Grosso do Sul), o Campeonato da Liga Terrão Estadual pode entrar no Guinness Book como o maior campeonato de futebol amador do mundo. O pedido foi feito no início do mês e, agora, a instituição que lista os recordes mundiais vai analisar documentos e fazer pesquisas para atestar a veracidade da informação.

“Pelo que pesquisamos, o nosso é o único que tem apenas uma categoria. Existem outros campeonatos, mas que abrangem várias categorias. O nosso é o único que abrange todo mundo em um só”, explica Cleiton Ferreira de Menezes, fundador e presidente da UEFA-MS.

O pedido de inclusão do Guinness foi feito há 20 dias e levará mais de dois meses para que uma resposta final seja dada. “Eles vão analisar o pedido inicial e ainda vamos enviar documentações. Não é um processo rápido”, pontua Cleiton.

O Terrão de Mato Grosso do Sul foi criado em 2018 e conta com 226 times e mais de 6 mil atletas de 23 cidades do Estado. Campo Grande concentra o maior número de equipes: 64 divididas em oito grupos, 32 da região sul e o restante da área norte da Capital.

O campeonato dura cerca de quatro meses, com partidas realizadas todos os finais de semana. Até chegar à vitória, é preciso disputar sete jogos. Primeiro, as disputas são feitas por cidades ou regiões, no fim, os campeões disputam mata-mata entre si.

“No início foi muito difícil e ninguém acreditava muito nesse projeto, agora, somos referência para o País e seguimos na expectativa do reconhecimento do Guinness”, finaliza Cleiton.