Com doação de biólogo famoso, Cras faz prótese 3D para tucano com bico quebrado em MS
Animal chegou ao local com o bico amassado e equipe aguardou o momento certo para fazer o procedimento
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A dificuldade para o tucano se alimentar chamou a atenção no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, assim que ele chegou ao local. Jovem e com o bico amassado na parte superior, os biólogos e outros funcionários discutiam se a causa seria uma má formação ou acidente, como uma queda do ninho, por exemplo. Após 8 meses e com a doação de uma impressora 3D pelo biólogo Richard Rasmussen, o animal recebeu a prótese.
Conforme o Cras, o procedimento realizado é inédito e inovador em nível nacional. Por meio da tecnologia, o tucano macho, que estava com a parte superior do bico quebrada, pode ter mais qualidade de vida. O médico veterinário, Lucas Cazati, que realizou o implante, fala que a preparação ocorreu por alguns meses e envolveu programação avançada tridimensional para a confecção do membro do animal.
“No ano passado foi realizado um procedimento similar em outro tucano, no interior de São Paulo, mas a dimensão da prótese era menor. Esse implante de agora foi mais uma das ações realizadas pelo Cras no suporte à vida selvagem em Mato Grosso do Sul”, declarou o veterinário.
Já na fase adulta, ainda conforme Cazati, e equipe do Cras aguardou o momento certo e conseguiu imprimir um bico compatível com o peso e tamanho do tucano. O modelo da prótese foi feito a partir da extração de uma imagem de tomografia e reproduzido em impressora 3D. Atualmente, o animal está bem e permanece no Cras.
MS como referência nestes tipos de implantes
Em março de 2020, o Cras realizou um implante de bico em uma arara-canindé e, em outubro do ano passado, implantou uma prótese 3D na perna de uma seriema adulta. Todos os procedimentos tiveram reconhecimento nacional, envolvendo instituições de ensino superior do país.
O Cras está localizado no Parque Estadual do Prosa e é uma coordenadoria da Gerência de Recursos Pesqueiros e Fauna, vinculado ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
Quarta fase da operação e o golpe foi detectado e comunicado à polícia
Brasil derrota Uruguai no basquete e garante presença na Americup 2025
Os destaques brasileiros na partida foram os ala-pivôs Bruno Caboclo
Com pistola, homem bate carro em guard rail durante fuga da PM em Campo Grande
Durante a perseguição, o autor colidiu com o carro contra o guard rail
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.