Assim, a Secretaria de Estado de Saúde, orienta aos municípios para que adotem medidas quanto às estratégias de testagens rápidas de antígeno, com o intuito de recepcionar, mesmo que em pequena proporção, a parcela de testagem proveniente dos drive-thrus após 28 de fevereiro.

Os drive-thrus de testagem ofertaram até o momento 45.917 vagas, 3.531 permaneceram sem agendamentos e 42.386 foram preenchidas. Do total agendado, 34.734 testes de antígeno foram realizados, sendo que 11.700 foram positivos para , obtendo 33,68% de índice de positividade.

Os drive-thrus de testagens rápidas de antígenos organizados pela SES/MS foram reativados nos municípios de Campo Grande, e Três Lagoas, com o intuito de fortalecer as testagens da rede de atenção básica de saúde dos grandes centros, devido ao aumento abrupto do número de casos de Covid-19 no início de 2022, ocasionado pelas aglomerações de festividades de fim de ano.

Dessa forma, a ação realizada pela SES/MS oportunizou aos municípios tempo hábil para promover ajustes em suas estratégias de testagens, a fim de absorverem tal demanda após o encerramento dos drive-thrus de testagem.

A Secretaria de Estado de Saúde pontua que os municípios não ficarão sem o serviço considerando que semanalmente envia aos municípios cerca de 40 mil testes de antígeno para diagnóstico da Covid-19 no Estado.

Vagas ofertadas

Em parceria entre a SES/MS e Cassems, em Campo Grande, foi montado o no estacionamento da sede da Cassems, na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6065. São ofertados 700 testes por dia.

Em Dourados, o funciona no quartel do , na Avenida Presidente Vargas, nº 1167. São ofertados 200 testes diariamente.

Em Três Lagoas, o drive-thru funciona no Quartel do Militar, localizado na Avenida Filinto Muller, nº 3.300, no Morumbi. São ofertados 100 testes de segunda a sexta-feira e 200 testes nos finais de semana.

O agendamento dos testes pode ser feito exclusivamente de forma online no endereço eletrônico https://www.saude.ms.gov.br/teste-covid19/.