Com baixa procura, drives de testagem serão desativados na próxima semana

Os drive-thrus de testagem em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas encerram as atividades na terça-feira (1º)
| 23/02/2022
- 17:54
Com baixa procura, drives de testagem serão desativados na próxima semana
Foto: Saul Schramm

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), desativa na próxima terça-feira, dia 1º de março, os Drive-Thrus de Testagem nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. A SES vem observando nas últimas semanas, a redução contínua nos sistemas de agendamento, registrando vagas ociosas nos pontos de testagem. No domingo (20), das 1,3 mil vagas ofertadas, 598 não foram preenchidas, correspondendo a 46% das vagas ociosas nos drives de testagem.

Para o assessor militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, a redução pela procura por testes de antígeno já era esperada. “Logo quando disponibilizamos o serviço havia uma grande procura pelos testes com vagas se esgotando em pouquíssimas horas. Agora, diante deste novo cenário, percebemos que as vagas estão ficando ociosas em nossos sistemas, havendo pouca procura por parte da população”.

Fraiha ainda explica que a previsão inicial de funcionamento dos Drive-Thrus de Testagem seria de 15 a 31 de janeiro de 2022. “Mas conforme o Termo de Cooperação Técnica firmado com os nossos parceiros Cassems, Sejusp, Secretarias Municipais de Saúde e o Militar, e por uma questão de prudência, julgamos apropriado prorrogar o prazo de atendimento até 28 de fevereiro de 2022. A desmobilização da estratégia ocorrerá no dia 1º de março. Desta maneira, gostaríamos de agradecer a todos os parceiros que prontamente nos ajudaram neste enfrentamento da Covid-19”.

Assim, a Secretaria de Estado de Saúde, orienta aos municípios para que adotem medidas quanto às estratégias de testagens rápidas de antígeno, com o intuito de recepcionar, mesmo que em pequena proporção, a parcela de testagem proveniente dos drive-thrus após 28 de fevereiro.

Os drive-thrus de testagem ofertaram até o momento 45.917 vagas, 3.531 permaneceram sem agendamentos e 42.386 foram preenchidas. Do total agendado, 34.734 testes de antígeno foram realizados, sendo que 11.700 foram positivos para Covid-19, obtendo 33,68% de índice de positividade.

Os drive-thrus de testagens rápidas de antígenos organizados pela SES/MS foram reativados nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, com o intuito de fortalecer as testagens da rede de atenção básica de saúde dos grandes centros, devido ao aumento abrupto do número de casos de Covid-19 no início de 2022, ocasionado pelas aglomerações de festividades de fim de ano.

Dessa forma, a ação realizada pela SES/MS oportunizou aos municípios tempo hábil para promover ajustes em suas estratégias de testagens, a fim de absorverem tal demanda após o encerramento dos drive-thrus de testagem.

A Secretaria de Estado de Saúde pontua que os municípios não ficarão sem o serviço considerando que semanalmente envia aos municípios cerca de 40 mil testes de antígeno para diagnóstico da Covid-19 no Estado.

Vagas ofertadas

Em parceria entre a SES/MS e Cassems, em Campo Grande, foi montado o no estacionamento da sede da Cassems, na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6065. São ofertados 700 testes por dia.

Em Dourados, o drive-thru funciona no quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, nº 1167. São ofertados 200 testes diariamente.

Em Três Lagoas, o drive-thru funciona no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Filinto Muller, nº 3.300, no Jardim Morumbi. São ofertados 100 testes de segunda a sexta-feira e 200 testes nos finais de semana.

O agendamento dos testes pode ser feito exclusivamente de forma online no endereço eletrônico https://www.saude.ms.gov.br/teste-covid19/.

Veja também

Últimas notícias