Apenas 55% da população de procurou os postos de saúde pública para receber a imunização contra a Influenza. A baixa procura faz a SES (Secretaria de Estado de Saúde) contabilizar 490 mil doses da vacina disponíveis no estoque.

Segundo a SES, existem exatamente 490.286 doses de vacina contra disponíveis nos 79 municípios de MS. O valor foi confirmado pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica e gerente técnica de Imunização da Secretaria, Ana Paula Rezende Goldfinger.

Das 1.068.980 doses entregues pelo Ministério da Saúde, apenas 578.694 foram utilizadas até o momento. São previstas 1.048.221 pessoas como público alvo no Estado.

Enquanto a imunização é lenta, a doença avança em MS. Conforme a SES, 93 pessoas morreram neste ano e 340 pessoas foram internadas por conta da Influenza em MS. “O grande risco é o óbito. Este é um período sazonal de vírus respiratório”, explica a gerente de Influenza e doenças respiratórias da SES, Lívia de Mello Almeida Maziero.

“Como tem vacina para Covid-19 e Influenza, a forma de prevenção é essa, além do distanciamento social, uso de máscara e álcool”, defendeu.

População de risco

No Estado, a cobertura vacinal do grupo prioritário é composto por crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores. Deste grupo, a imunização chegou a 56,7% com a aplicação de 404.292 doses. No entanto, estamos falando de 783.242 pessoas da população que precisam tomar a vacina.

Já entre adolescentes, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, integrantes das e de Segurança e Salvamento, funcionário do Sistema de Privação de Liberdade, pessoas com deficiência permanente, detentos e trabalhadores de transporte e portuários o índice ficou em 25,9%.

Desde o final de junho, todos podem se vacinar contra a Influenza em MS. Ou seja, a imunização está liberada a partir dos seis meses de idade, para toda a população do Estado.

Por fim, vale lembrar que a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra três dos vírus: H1N1, H2N3 e Influenza B.