Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cobertura vacinal não chega a 16% para crianças e UPAs atendem 5 mil ao dia em Campo Grande

Cobertura vacinal contra covid-19 e influenza podem estar atrelados à lotação de emergências em Campo Grande
Gabriel Neves -
atendimentos a crianças
Imagem ilustrativa

A procura por atendimentos a crianças cresceu exponencialmente nas últimas semanas em unidades de saúde de . São realizados uma média de 5 mil atendimentos pediátricos em UPAs e CRSs da Capital, que não consegue passar a barreira dos 16% de cobertura vacinal contra covid-19 ou influenza. Além do tempo e mudanças bruscas de temperatura, a baixa adesão à vacinação e o reaparecimento de vírus comuns podem estar atrelados a esta alta, dizem especialistas.

Dados disponibilizados pela (Secretaria Municipal de Saúde) mostram um aumento de 347% no número de atendimentos pediátricos, que saiu de 1.117 diários para 5 mil em um período de quatro semanas. Para o infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), Júlio Croda, a adesão baixa à vacinação infantil contra a covid-19 e influenza, pode estar atrelada a este aumento.

Croda explica existirem quatro vírus responsáveis pelo aumento na procura por atendimento pediátrico: Sincicical respiratório, da Influenza, Rinovírus e Covid-19. Dentre eles, dois possuem imunizantes disponíveis na rede pública de saúde. Entretanto, o Sincicical respiratório e Rinovírus ainda não dispõem de imunizantes fabricados.

Cobertura vacinal

Conforme a Sesau, 9.153 crianças com faixa entre 6 meses a menores de 5 anos receberam o imunizante contra a influenza em Campo Grande. Entretanto, o público estimado apto para receber a vacina é de 57.428, gerando uma adesão de apenas 15,94%. Dados do Painel Mais mostram um cenário parecido na imunização contra a covid-19: apenas 12.778 crianças, das 90 mil aptas, se vacinaram com as duas doses, apenas 14,35% de cobertura vacinal.

O infectologista Júlio Croda comenta que uma cobertura vacinal maior no município poderia reduzir os números apresentados pela secretaria, mas ainda não conseguiria resolver a superlotação nos postos. “Se você tem vacina para influenza e covid, sendo a segunda e quarta causa de internações, é possível diminuir essa demanda. Entretanto, não irá resolver a superlotação, porque temos os outros vírus ainda sem vacina”, comentou.

Para o especialista, uma medida plausível e de fácil implementação seria o uso de máscaras em unidades escolares, evitando a proliferação dos vírus entre os alunos sem cobertura vacinal. “Muitos municípios retomaram o uso de máscaras nas escolas”, finalizou.

Em nota, a Sesau afirma não ser possível atribuir exclusivamente a baixa adesão do público infantil à vacinação como causa do aumento na procura. “Existem diversos fatores que contribuem para tanto como a das mesmas a outros vírus e também a oscilação brusca da temperatura que acaba desencadeando problemas respiratórios e outras patologias por conta da imunidade estar comprometida”.

Rede particular também sofre com lotação

Sem cobertura vacinal, opção é retorno do uso de máscaras em escolas (Ilustrativa)

O problema da alta na procura por atendimento pediátrico também afeta os hospitais e clínicas particulares de Campo Grande. Conforme noticiado no Jornal Midiamax pacientes de hospitais particulares alegam ter esperado mais de cinco horas por atendimento. “Cheguei 18:30 e sai 22h medicado e com exames feitos. Tinha uma senhora que chegou 13h e saiu junto comigo”, comentou uma paciente que optou pelo anonimato.

“Eu achei que meu caso era grave, mas demorou um pouco para ser atendida. Meu marido reclamou e me atenderam uns 20 minutos depois. Eu entrei em desespero. Estava bem cheio, a maioria gripado”, disse outra paciente que também preferiu não se identificar.

Em nota, a informou que, nos últimos meses, houve o aumento de pacientes com sintomas gripais na unidade. Esse aumento tem sido observado desde março. Por esse motivo, é possível que o tempo de espera para atendimento seja um pouco mais longo.

“O Hospital Cassems de Campo Grande segue rigorosamente o Protocolo de Manchester, no qual os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade de cada caso. O plano de saúde disponibiliza, ainda, atendimento nos Centros Ambulatoriais da sua Rede Própria. A Caixa dos Servidores tem trabalhado, por meio de medidas administrativas e assistenciais, para sanar essa demanda. O plano de saúde conta com a compreensão dos beneficiários”.

A Unimed também confirmou que o aumento significativo de atendimento nos Prontos Atendimentos Adulto e Pediátrico do Hospital Unimed Campo Grande foi impactado por casos relacionados a doenças respiratórias e dengue.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Ao sacar dinheiro, idosa cai no golpe do ‘chupa-cabra’ na Vila Bandeirantes

enem

Enem 2025: Mato Grosso do Sul tem 57 mil candidatos inscritos no exame

Condenada por matar rival a facadas é presa no Buriti em Campo Grande

MSVia abre vagas para diversos setores em MS, com oportunidades para PcDs

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Inspeções em Ponta Porã e Paraguai devem destravar aeroporto binacional na fronteira

Últimas Notícias

Política

Direita realiza adesivaço pró-Bolsonaro na Afonso Pena com pedidos de Fora Lula e Moraes

Manifestações acontecem depois que Jair Bolsonaro passou a usar tornozeleira eletrônica e cumprir toque de recolher

Cotidiano

Novo Pac destinará R$ 87 milhões para a saúde em Mato Grosso do Sul

Com o recurso, o estado garantirá 279 novas obras, veículos e equipamentos

MidiaMAIS

Fã de Ozzy Osbourne deu nome do cantor a filho nascido em Campo Grande

Bebê nasceu em fevereiro de 2025, na Maternidade Cândido Mariano

Conteúdo de Marca

Um guia para iniciantes sobre RTP em cassinos online

Se você já jogou em algum caça-níquel online, jogou roleta ou se arriscou num blackjack, provavelmente já se deparou com esse tal de RTP. Mas afinal, o que esse termo quer dizer e por que ele importa tanto para quem curte apostar? Na prática, entender como o RTP funciona pode te ajudar a gastar menos … Continued