As viroses e outras doenças respiratórias fizeram a busca por atendimento para crianças crescer 250% em . E o índice deve ser ainda maior, já que o mês de abril ainda não terminou. Nessa terça-feira (26), por exemplo, mesmo mantendo toda a escala médica atuando, com 5 pediatras em cada unidade de saúde, foram mais de mil atendimentos destinados a crianças. 

Conforme dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), até o dia 18 deste mês, a média diária é de 1.117 atendimentos tantos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) como nos CRSs (Centros Regionais de Saúde). Neste mesmo período, em 2021, a média era de 322 atendimentos ao dia, ou seja, um aumento de 246,8%.

Ainda conforme a , os dados são da rede pública de saúde, mas também refletem o que está ocorrendo com a rede particular. Dessa forma, aumenta não só a demanda, mas também o tempo de espera. “Minha filha tem 7 anos. Nós passamos pela Moreninhas e depois viemos para UPA Coronel Antonino. Ela chegou vomitando catarro e estava tudo lotado”, comentou Letícia Castro. 

Foto: Letícia Castro/Arquivo Pessoal

Denunciante diz que presenciou 8 horas de espera

É a mesma situação que presenciou outra denunciante, que prefere não se identificar. “Tenho visto que, após as 17h, as Upas estão lotadas, ficam misturando crianças com adultos, pessoas passando mais de 8 horas de espera com crianças queimando de febre. Na UPA Vila Almeida, por exemplo, vi mães esperando por sete horas e ninguém atendia”, lamentou. 

Desde o início do ano, a Sesau passou a contabilizar aumentos na procura por atendimento, quando a média diária foi de 1.681 no mês de janeiro. No mesmo período, só que em 2021, a média diária era de 327 atendimentos. Em fevereiro deste ano, a média diária caiu um pouco e foi para 898, mantendo 890 atendimentos diários a crianças no mês de março e registrando aumento este mês, com 1.117 atendimentos diários. 

Campanha de vacinação para crianças

Vinte dois dias de campanha em andamento e Mato Grosso do Sul não atingiu nem 10% dos vacinados contra gripe. Inicialmente para idosos e trabalhadores da saúde, a vacinação é agora para crianças, a partir desta terça-feira (26). A estratégia, antecipando o dia D, é oferecer até algodão-doce, pipoca e colocar carros de som na frente de unidades de saúde para atrair os pais e responsáveis e assim imunizarem o público-alvo.

A baixa adesão do grupo prioritário na vacinação contra a influenza obrigou a SES (Secretaria de Estado de Saúde) a lançar estratégias para chamar atenção dos moradores quanto à imunização. Para se ter uma ideia, o Dia D estava previsto apenas para o dia 30 de abril, entretanto, conforme dados da SES, apenas 0,6% das crianças, 0,5% das gestantes, 17,7% idosos, 0,2% professores, 0,5 grávidas, e 16,5 trabalhadores da saúde se imunizaram no período. Isso corresponde a apenas 9,90% da cobertura vacinal do público-alvo.

Segundo o titular da SES, Flávio Britto, a vacinação está muito aquém do que deveria e isso pode ser reflexo da pandemia. “Nós antecipamos a campanha aqui porque o índice, a cobertura vacinal está muito atrasada. Não só da influenza, como da . É muito importante fazer esse apelo aos pais, que não deixe de levar os filhos para colocar a carteira de vacinação em dia”, explica.

Ainda conforme o secretário, o índice estadual acompanha o nivelamento nacional, exigindo organização dos gestores municipais da saúde para atrair e elevar a imunização. Cada secretário estará lançando uma estratégia. Além da campanha contra gripe, as unidades de saúde vão reforçar o atendimento para imunizar crianças contra o sarampo.

Ao todo, o público-alvo é de 1.048.221 e serão distribuídos 220 mil doses para as cidades. Foram aplicados apenas 78.102 imunizantes contra a Influenza, abaixo da metade dos 90% estipulados pelo Ministério da Saúde.

Quem pode se vacinar?

Nesta nova etapa, podem se vacinar crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto também poderão se vacinar contra a Influenza. Em Campo Grande, estima-se que cerca de 30 mil pessoas façam parte deste grupo, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Também podem se imunizar os idosos, com 60 anos ou mais, e pessoas que trabalhem na área da saúde — para este grupo, é necessário comprovação de profissão, por meio de cartão do conselho, ou uma declaração por escrito da empresa onde atua.

Desde o início da campanha, no dia 4 de abril, apenas 10% do público-alvo recebeu a vacina, totalizando 31.898 doses aplicadas na Capital, número este muito inferior ao registrado em anos anteriores.

Onde tem?

Para se proteger contra Influenza, basta procurar qualquer uma das 72 unidades de saúde da Capital, uma vez que a vacina está disponível em todas as salas de vacina da cidade.

Já a vacina que previne contra a Covid-19 segue disponível em mais de 40 pontos de imunização nas sete regiões da Capital. A primeira dose da vacina contra a Covid-19 segue disponível para todas as pessoas de 12 anos ou mais e para o público infantil, de 5 anos ou mais.  A criança que tomou a pediátrica até o dia 1º de março já está apta a receber a sua segunda dose, assim como aquelas que tomaram a primeira dose de Coronavac até o dia 29 de março.

Quem tomou a primeira dose de Pfizer até o dia 31 de março, Coronavac até 29 de março ou a Astrazeneca até 23 de fevereiro já pode receber a segunda dose. 

A terceira dose segue disponível para pessoas com imunocomprometimento de 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias e pessoas de 12 anos ou mais que tenham as mesmas condições clínicas e que tenham sido vacinadas com a segunda dose até o dia 25 de dezembro. Vacinados com o imunizante da Janssen até a mesma também podem tomar a dose de reforço.

Já a quarta dose está liberada para os seguintes públicos: pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunocomprometimento, desde que tenham tomado a terceira dose até dia 24 de dezembro.

Onde se vacinar contra Covid-19?

  • Vacinação infantil

Seleta – 7h30 às 16h45

Clínica Escola Integrada da UFMS – 7h30 às 11h e 13h às 16h
Avenida Costa e Silva – Acesso pela Reitoria – Pioneiros
(Exclusivo para crianças sem comorbidades a partir dos seis anos)
Unidades de Saúde – 7h30 às 11h – 13h às 16h45

  • Prosa

USF Noroeste
USF Nova Bahia
USF Mata do Jacinto

  • Anhanduizinho

USF Parque do Sol
USF Jockey Club
UBS Dona Neta
USF Anhanduí
CF Iracy Coelho
UBS Pioneira
UBS Aero Rancho
USF Botafogo
USF Paulo Coelho Machado
USF Los Angeles

  • Bandeira

USF Universitário
USF Itamaracá
USF Maria Aparecida Pedrossian
UBS Carlota

  • Imbirussu

USF Albino Coimbra
USF Serradinho
USF Indubrasil
USF Zé Pereira
USF Silvia Regina
UBS Popular
USF Aero Itália
USF Sírio Libanês
USF Ana Maria do Couto

  • Segredo

UBS Cel. Antonino
USF Azaléia
C.F Nova Lima
USF São Francisco
USF Vila Nasser
USF Paradiso
USF Estrela do Sul
CF Nova Lima
USF José Tavares
USF Vila Cox

  • Lagoa

USF Batistão
USF São Conrado
USF Antártica
CF Portal Caiobá
USF Tarumã
USF Oliveira

  • Vacinação de adultos e adolescentes

Seleta – 7h30 às 16h45
Clínica Escola Integrada da UFMS – 7h30 às 11h e 13h às 16h
Avenida Costa e Silva – Acesso pela Reitoria – Pioneiros
Unidades de saúde – 7h30 às 11h – 13h às 16h45

  • Prosa

USF Noroeste
USF Nova Bahia
USF Mata do Jacinto

  • Anhanduizinho

USF Parque do Sol
USF Jockey Club
UBS Dona Neta
USF Anhanduí
CF Iracy Coelho
UBS Pioneira
UBS Aero Rancho
USF Botafogo
USF Paulo Coelho Machado
USF Los Angeles

  • Bandeira

USF Universitário
USF Itamaracá
USF Maria Aparecida Pedrossian
UBS Carlota

  • Imbirussu

USF Albino Coimbra
USF Serradinho
USF Indubrasil
USF Zé Pereira
USF Silvia Regina
UBS Popular
USF Aero Itália
USF Sírio Libanês
USF Ana Maria do Couto

  • Segredo

UBS Cel. Antonino
USF Azaléia
CF Nova Lima
USF São Francisco
USF Vila Nasser
USF Paradiso
USF Estrela do Sul
CF Nova Lima
USF José Tavares
USF Vila Cox

  • Lagoa

USF Batistão
USF São Conrado
USF Antártica
CF Portal Caiobá
USF Tarumã
USF Oliveira