Clima de deserto em Campo Grande maltrata crianças: saiba sinais de alerta que justificam ir ao posto de saúde

Nos últimos dias, Mato Grosso do Sul enfrenta baixos índices de umidade relativa do ar, a título de comparação com as condições desérticas. Crianças, principais prejudicadas com o clima, lotam unidades de saúde de Campo Grande. Confira os sinais de alerta aos pais com o tempo seco. A pediatra Amanda Coutinho explica que a baixa […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
umidade
Mulher com carrinho de criança em rua com poeira de Campo Grande (Foto: Ilustrativa/Marcos Ermínio/Midiamax)

Nos últimos dias, Mato Grosso do Sul enfrenta baixos índices de umidade relativa do ar, a título de comparação com as condições desérticas. Crianças, principais prejudicadas com o clima, lotam unidades de saúde de Campo Grande. Confira os sinais de alerta aos pais com o tempo seco.

A pediatra Amanda Coutinho explica que a baixa umidade do ar em 40% está relacionada a problemas respiratórios, principalmente a pacientes com imunodeficiência, como asma ou bronquite, por exemplo, além de alergias oculares e dermatológicas, dores de cabeça.

“É comum que ocorra o ressecamento de vias aéreas superiores, causando sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos e fadiga. É necessário procurar atendimento médico quando há dificuldade ou esforço para respirar”, disse.

A condição do tempo seco que predomina pode desencadear doenças preexistentes como as alergias. Entretanto, há sinais de desidratação durante o período em que se deve ficar atento na rotina de crianças, associados à dificuldade de ingerir líquidos, como:

  • xixi escuro;
  • boca seca;
  • olhos fundos;
  • cansaço;
  • dor de cabeça.
tempo seco alerta
Criança passando por umidificação nasal direta (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Beber bastante água é uma dica valiosa, a profissional também orienta que se deve evitar exposição prolongada ao sol durante os horários de maior calor, das 12h às 16h; fazer o uso de roupas leves quando a temperatura estiver acima de 28°C; manter ambientes umidificados, principalmente quando for dormir, colocando toalhas molhas ou reservatórios com água; e evitar grandes esforços físicos.

Mais dicas:

  • Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar.
  • Aplique soro fisiológico nas narinas.
  • Mantenha a casa sempre limpa e arejada.
  • Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar-condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas.

Alerta de baixa umidade

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de atenção no Estado para baixa umidade do ar e onda de calor nesta segunda-feira (12). Das 11h às 19h, o monitoramento de satélite indica leve risco à saúde devido à temperatura 5ºC acima da média, que pode durar de de dois a três dias. A umidade relativa do ar varia de 20 a 30%, em praticamente todos os municípios do Estado.

Conteúdos relacionados