Liberada pelo Ministério da Saúde há uma semana, a aplicação de vacinas contra a em crianças de 3 a 5 anos teve início em Mato Grosso do Sul há uma semana. Até este domingo (24), conforme os dados da Saúde do Estado, foram 1.175 doses da vacina aplicada neste público em cidades do interior.

De acordo com o Painel Mais da SES-MS, a aplicação da vacina Coronavac em crianças de 3 a 5 anos começou dia 18 de julho em algumas cidades.

Em Campo Grande, a vacinação só teve início da terça-feira (19), no entanto, o total de doses aplicadas neste público na Capital ainda não consta no painel de monitoramento das vacinas. Ferramenta disponibilizada pelo Estado com base nos dados municipais.

De acordo com o Painel Mais, a cidade de é a que conta com maior quantidade de aplicação, foram 157 doses no novo público infantil nesta semana.

Coronavac aprovada pela Anvisa

A Coronavac já era aprovada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no Brasil. Na ocasião da aprovação, o Butantã já havia pedido liberação para o público de 3 a 5 anos. Porém, a considerou que os dados apresentados ainda eram incipientes.

A avaliação técnica para ampliação do público, ocorrida nesta semana, levou em consideração novos indicadores, dentre eles, estudo de efetividade realizado no Chile, que mostrou 55,06% de efetividade da Coronavac na prevenção de hospitalização de crianças de 3 a 5 anos.

A sugestão da área técnica é para que a aplicação da Coronavac ocorra em crianças de 3 a 5 anos que não sejam imunocomprometidas (como crianças em tratamento para câncer ou transplantadas). A dosagem para essa faixa etária deve ser a mesma da de adultos e o intervalo entre as doses, de 28 dias.

A vacinação de crianças menores de 5 anos já ocorre em outros países, como os Estados Unidos, que liberaram o uso emergencial das vacinas da Moderna e da Pfizer em bebês a partir de 6 meses de idade. No Chile, a Coronavac é aplicada desde dezembro do ano passado em crianças a partir de 3 anos. e Hong Kong também aplicam a Coronavac em crianças menores de cinco anos.