Campo Grande retira obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados a partir de terça-feira
Anúncio foi dado pelo prefeito Marquinhos Trad no fim da tarde desta segunda-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após reunião na tarde desta segunda-feira (21), a Prefeitura de Campo Grande decidiu retirar a obrigatoriedade do uso das máscaras. Agora, o uso é apenas obrigatório no transporte coletivo, transporte rodoviário e em unidades de saúde.
Conforme o prefeito Marquinhos Trad (PSD), a decisão foi tomada após avaliarem a situação do vírus da Covid na Capital nos boletins epidemiológicos e dados da ciência. “Na última reunião, há 15 dias, Campo Grande tinha 144 casos e 7 óbitos. Hoje, são 74 casos e um óbito”, comentou.
O prefeito comparou o cenário do vírus nos meses de fevereiro e março. Em fevereiro foram 32 mil testes realizados e 13 mil moradores testaram positivo. No mês de março, até então, foram 6,3 mil exames e pouco mais de mil casos confirmados.
“O uso da máscara fica optativo em todo território geográfico de Campo Grande. O decreto vai sair amanhã e poderá ser reavaliado em 15 dias caso seja necessário medidas flexíveis ou restritivas”, explicou.
Confira a entrevista que o prefeito Marquinhos Trad e o secretário de saúde municipal, José Mauro, concederam ao vivo pela página no Facebook do Jornal Midiamax.
Desobrigação do uso das máscaras em MS
Há 11 dias, o Governo do Estado publicava decreto que desobrigava o uso das máscaras em locais fechados. O decreto, na ocasião, detalhava que o uso de máscara de proteção individual é facultativo em qualquer ambiente de circulação pública, aberto ou fechado, no território sul-mato-grossense.
A publicação ainda especificou quais seriam esses espaços, se referindo a órgãos, instituições e entidades públicas, estabelecimentos privados acessíveis ao público, meios de transporte coletivo intermunicipal e interestadual.
No entanto, o decreto reforça que os municípios continuam tendo a competência para estabelecer medidas mais restritivas quanto ao uso de máscara de proteção individual em seus territórios.
Também deixa claro que a Secretaria de Estado de Saúde segue com competência para expedir recomendações quanto ao uso de máscara de proteção individual visando à orientação, à prevenção e à vigilância epidemiológica.
De acordo com a publicação, a medida foi tomada levando-se em conta o cenário epidemiológico atual do Estado de Mato Grosso do Sul constante nos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, disponíveis no sítio eletrônico www.saude.ms.gov.br/informacoes-covid-19 e o esquema vacinal completo da população apta vacinável de 80,35%, além da redução da média móvel de casos e a redução de óbitos nas últimas três semanas epidemiológicas e a diminuição da taxa de ocupação de leitos hospitalares no território sul-mato-grossense.
Confira a íntegra do decreto a partir da página 30 do Diário Oficial do Estado.
Notícias mais lidas agora
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Últimas Notícias
Vacina contra poliomielite agora é em dose única
Medida visa substituir as duas doses da “gotinha”
Refis continua com atendimento remoto e presencial até dia 20, em Campo Grande
Com o programa é possível a renegociação das dívidas com até 80% de descontos sobre encargos
Jeep Renegade teria causado acidente com morte de funcionário de usina após ultrapassagem na BR-463
Veículos saíram da pista e capotaram às margens da BR-463 após a colisão na manhã desta sexta-feira (13)
Prefeitura de Campo Grande lança ferramenta para facilitar processos na área de imóveis
Ferramento tem o objetivo é reduzir o tempo de espera para cidadãos e empreendedores
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.