O Hemosul Coordenador recebeu vans de com 57 participantes de campanha de solidariedade para a doação de sangue e cadastramento de doadores voluntários de medula óssea em prol da Júlia, uma garota de 19 anos que luta pela vida contra uma leucemia no município de Coxim.

Dentre os participantes havia soldados do 47º Batalhão da Infantaria de Coxim, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, bem como vários integrantes da Polícia Rodoviária Federal. 

A chefe do Hemosul Coxim Salete Bell relata que a campanha trouxe esperança. “Foi emocionante ver a mobilização de tantos doadores querendo ajudar. Ainda na unidade do município houve uma ação conjunta dos participantes para que todos pudessem vir efetuar a doação já com uma pré-triagem e com mais segurança de que daria certo. Comenta que recebeu uma ligação da mãe da Julia dizendo que esse ato foi uma gota de esperança a mais na luta da filha”.

[Colocar ALT]
Algumas tipagens sanguíneas apresentaram melhoria no estoque com a campanha. (Foto: Divulgação)

O ato de solidariedade movimentou os estoques do Hemosul Coordenador, que apresentou melhora. O número de bolsas de algumas tipagens sanguíneas foi recuperado, no entanto, os tipos sanguíneos O+ e O- seguem precisando de doações. “Sabemos que todas as doações são voluntárias, não direcionadas e ajudam a muitos pacientes que dependem desse ato para continuarem a viver. Campanhas como essa mobilizam de forma surpreendente e alcançam tanta gente, muito mais que imaginamos”, relata a coordenadora-geral da Rede, Marli Vavas.

Apesar da melhora, o Hemosul alerta a necessidade da constância do movimento no local e das doações para o atendimento da demanda dos hospitais públicos e privados que a rede abastece no estado.

 

Hemosul Santa Casa

Em solidariedade, os soldados do 3º Batalhão de Aviação do Exército de estiveram na unidade Hemosul Santa Casa para efeturarem suas doações na quinta-feira (27). 

Acerca disso, a chefe do Núcleo Hemosul Santa Casa Edilene Araújo destaca a importância da ação. “A iniciativa foi muito relevante, pois precisamos cada vez mais de movimento em todas as nossas unidades, da Capital e do interior, para melhorar os estoques e poder contribuir com essa grande causa é gratificante”, afirma. 

A Rede Hemosul MS conta com unidades de coleta diárias nos municípios de Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Paranaíba, coletas quinzenais em Coxim e mensais em Corumbá, Naviraí e Nova Andradina. 

Mudanças nos prazos para a doação pós-covid 

Desde a última quinta-feira (27), o Hemosul MS estabeleceu novos prazos para doação de sangue após ter positivado para covid. Os prazos se amparam na nova Portaria divulgada do Ministério da Saúde – Coordenadoria do Sangue em Brasília. Confira:

Para mais informações acerca dos critérios de doação de sangue e medula óssea, telefones, endereços e horários das unidades acesse o site www.hemosul.ms.gov.br.