Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campanha de solidariedade movimenta doações em Hemosul

Ato de solidariedade conta com cerca de 57 participantes e contribui para a melhoria de estoques de sangue
Arquivo -
Os tipos sanguíneos O+ e O- seguem precisando de doações.
Os tipos sanguíneos O+ e O- seguem precisando de doações.

O Hemosul Coordenador recebeu vans de Coxim com 57 participantes de campanha de solidariedade para a doação de sangue e cadastramento de doadores voluntários de medula óssea em prol da Júlia, uma garota de 19 anos que luta pela vida contra uma leucemia no município de Coxim.

Dentre os participantes havia soldados do 47º Batalhão da Infantaria de Coxim, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, bem como vários integrantes da Polícia Rodoviária Federal. 

A chefe do Hemosul Coxim Salete Bell relata que a campanha trouxe esperança. “Foi emocionante ver a mobilização de tantos doadores querendo ajudar. Ainda na unidade do município houve uma ação conjunta dos participantes para que todos pudessem vir efetuar a doação já com uma pré-triagem e com mais segurança de que daria certo. Comenta que recebeu uma ligação da mãe da Julia dizendo que esse ato foi uma gota de esperança a mais na luta da filha”.

[Colocar ALT]
Algumas tipagens sanguíneas apresentaram melhoria no estoque com a campanha. (Foto: Divulgação)

O ato de solidariedade movimentou os estoques do Hemosul Coordenador, que apresentou melhora. O número de bolsas de algumas tipagens sanguíneas foi recuperado, no entanto, os tipos sanguíneos O+ e O- seguem precisando de doações. “Sabemos que todas as doações são voluntárias, não direcionadas e ajudam a muitos pacientes que dependem desse ato para continuarem a viver. Campanhas como essa mobilizam de forma surpreendente e alcançam tanta gente, muito mais que imaginamos”, relata a coordenadora-geral da Rede, Marli Vavas.

Apesar da melhora, o Hemosul alerta a necessidade da constância do movimento no local e das doações para o atendimento da demanda dos hospitais públicos e privados que a rede abastece no estado.

 

Hemosul Santa Casa

Em solidariedade, os soldados do 3º Batalhão de Aviação do Exército de estiveram na unidade Hemosul Santa Casa para efeturarem suas doações na quinta-feira (27). 

Acerca disso, a chefe do Núcleo Hemosul Santa Casa Edilene Araújo destaca a importância da ação. “A iniciativa foi muito relevante, pois precisamos cada vez mais de movimento em todas as nossas unidades, da Capital e do interior, para melhorar os estoques e poder contribuir com essa grande causa é gratificante”, afirma. 

A Rede Hemosul MS conta com unidades de coleta diárias nos municípios de , Ponta Porã, Três Lagoas e Paranaíba, coletas quinzenais em Coxim e mensais em Corumbá, Naviraí e Nova Andradina. 

Mudanças nos prazos para a doação pós-covid 

Desde a última quinta-feira (27), o Hemosul MS estabeleceu novos prazos para doação de sangue após ter positivado para covid. Os prazos se amparam na nova Portaria divulgada do Ministério da Saúde – Coordenadoria do Sangue em Brasília. Confira:

Para mais informações acerca dos critérios de doação de sangue e medula óssea, telefones, endereços e horários das unidades acesse o site www.hemosul.ms.gov.br.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mulher celular

Sete bets são suspensas por não entregarem avaliação de segurança 

Incêndio consome 1,5 mil litros de diesel e assusta servidores em depósito de Prefeitura

Mais de 60 mil vítimas de fraude no INSS foram atendidas nos Correios

7,2 toneladas de maconha que saiu de MS e era levada ao Porto de Santos é apreendida em SP

Notícias mais lidas agora

Bombeiros flagrados longe do Pantanal devolverão diárias, diz Governo de MS após denúncia

Kayatt contrata agência de viagens por R$ 600 mil para uso com passagens aéreas no TCE-MS

Anfitrião da COP 30, Helder Barbalho destaca desenvolvimento sustentável do Pantanal

Ministério da Saúde anuncia edital do Mais Médicos para especialistas

Últimas Notícias

Esportes

Brasil vence Japão com show de joia de 19 anos, retorno de Marta e 33 mil pessoas em Itaquera

O Brasil começou a partida com bastante volume de jogo no ataque

Polícia

Adolescente é executado a tiros por quatro homens em duas motos

Ainda não há informações sobre a motivação do crime

Cotidiano

Mais de 640 mil declarações do Imposto de Renda são entregues em MS

Esperado era de 672 mil entregas

Polícia

Homem espancado por cinco pessoas morre na Santa Casa após dois meses de internação

Na Santa Casa, Willian ficou internado até esta última terça-feira (27)