Ainda tem muita gente com dúvida sobre o pagamento do abono salarial do este ano. Isso porque tradicionalmente o benefício é pago conforme a atuação do trabalhador no ano anterior, porém, este ano a situação está diferente.

Então quem recebe em 2022?

O trabalhador que exerceu atividade de carteira assinada em 2021 e cumpriu os demais requisitos do programa não vai receber o abono salarial do PIS/PASEP em 2022.

Isso porque, o benefício que está sendo pago em 2022 diz respeito ao abono salarial de 2020, que deveria ter sido pago em 2021, porém foi adiado pelo governo para viabilizar o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Agora, o benefício será repassado dentro de um único ano, de janeiro a dezembro. Até então, o repasse começava em julho de um ano e era finalizado apenas em junho do ano seguinte. Contudo, quem trabalhou de carteira assinada no ano passado, terá acesso ao PIS/PASEP apenas em 2023, conforme regras estabelecidas pelo Governo Federal. Novas informações devem ser repassas até o fim deste ano.