Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aquário do Pantanal será aberto para visitação do público a partir de maio, diz Governo

As visitas serão abertas a partir do dia 1º de maio e serão gratuitas até o final do ano
Mariane Chianezi -
Aquário do Pantanal
(Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Após a inauguração do Aquário do , agora nominado de Bioparque Pantanal, foi definida que a ção do público geral será a partir de maio. A atração foi finalmente inaugurada nesta segunda-feira (28) depois de 11 anos.

Conforme o Governo do Estado, a visitação será aberta ao público a partir do dia 1º de maio, um domingo. Vale lembrar que até o final do ano as visitas serão gratuitas e quem se interessar em visitar o aquário deverá se cadastrar em plataforma para garantir ingresso.

“Está sendo elaborada uma plataforma por onde a população poderá se cadastrar para visitar o Bioparque. Serão visitas guiadas, segmentadas. A visita será feita com um guia-chefe e dez condutores, as pessoas vão se cadastrar e será emitido um voucher com dia e horário da visita”, afirmou a diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.

O aquário terá a capacidade diária de receber 300 pessoas, sendo 150 pela manhã e 150 à tarde. Os valores dos ingressos que serão cobrados a partir de 2023 ainda não foram definidos.

Atrações e visitação

A grande cápsula nos altos da avenida Afonso Pena agora é uma realidade. Após 11 anos, o antes Aquário do Pantanal agora é o Bioparque Pantanal, em : um local que abriga ciência, tecnologia, conhecimento e uma viagem no tempo. Com cerca de 220 espécies de peixes, o maior aquário de água doce do mundo ainda conta com diversidade de répteis e até fósseis da “Era do Gelo”. 

Jornal Midiamax acompanhou a primeira visita técnica ao local, nesse domingo (27), e relata, com detalhes, como é o passeio pelo Aquário. Da longa caminhada ao estacionar o carro e chegar até as portas de vidro, já é possível ver a grandiosidade da obra.

Do lado esquerdo, um balcão de informações recebe os visitantes. Ao lado direito, um imponente aquário se conecta ao piso de mármore e faz as vezes de uma parede, escondendo um auditório atrás que deve receber gente de todo canto do mundo.

Ao meio, duas escadas rolantes e uma escada comum, que dão acesso a ambientes com laboratórios de robótica, ciência e tecnologia, aquários que passam sobre a cabeça, salas pedagógicas, ambientes que abrigam artesanato e até a Nossa Senhora do Pantanal, que é genuinamente sul-mato-grossense. Para os estudantes, uma biblioteca virtual, inúmeros computadores e também mascotes de animais típicos do nosso Estado, que tornam a experiência lúdica e inesquecível. 

“O Bioparque está praticamente todo concluído, agora na fase final de montagem. A partir do próximo mês, em um escalonamento, nós vamos fazer todo um fluxo de visitação. Terá um site específico que vai coordenar estudantes, pessoas que queiram conhecer, trade turístico e, até o final do ano, o governo de Mato Grosso do Sul, aliado às secretarias, vai fazer a gestão desse aquário”, afirmou o governador do Estado, (PSDB). 

Além do turismo

O Bioparque Pantanal oferece um novo conceito que une educação, pesquisa e conservação, promovendo projetos de pesquisa e conservação de espécies, valorizando o bem-estar dos animais e orientando seus visitantes pela educação ambiental. O museu, os laboratórios de educação ambiental e pesquisa científica e o centro de convenções proporcionam um conjunto de atividades e experiências, de maneira inovadora, dinâmica e viva.

Custos

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água, nas dependências do Parque das Nações Indígenas.

Iniciada em 2011, a obra seria concluída no governo anterior, já que os peixes começaram a chegar no final do ano de 2014. No entanto, com problemas de licitação, auditorias, engenharia e complexidade da obra, ocorreram diversas paralisações. Orçado em R$ 89 milhões, o aquário teve inúmeros aditivos e terminou, com o custo final, de R$ 230 milhões, de acordo com o governo do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após prévias, George Clooney estreia sua peça na Broadway com apoio de estrelas

De Bruyne anuncia saída e Manchester City continua com ‘desmonte’ em pior ano de Guardiola

França inicia julgamento de Gérard Depardieu por assédio sexual

Homem é preso e mídias apreendidas em operação da Polícia Federal contra pornografia infantil em MS

Notícias mais lidas agora

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Trump a investidores: ‘este é um ótimo momento para ficar rico, mais rico do que nunca’ nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Daniel Alves recupera passaportes e pode retornar ao Brasil após ser absolvido pela Justiça

Daniel Alves passou dois anos na Espanha, sendo parte desse período na prisão

MidiaMAIS

Game desenvolvido em MS usa realidade virtual para combater a dengue

Projeto está em andamento e deve ser concluído nos próximos meses

Polícia

Mulher que cometeu latrocínio contra idoso em Porto Murtinho vai continuar presa

Uma testemunha relatou que a suspeita teria convidado a pessoa para ir até a residência de um “velho”, alegando que no local havia dinheiro e um celular.

Política

Ministro Wellington Dias chega a Corumbá para agenda nesta sexta-feira

Ministro assina ATC para fortalecer rede de proteção a migrantes e refugiados