Aprovados no vestibular e Sisu têm até terça-feira para efetivar matrícula na UEMS
A matrícula pode ser feita online ou presencial
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os alunos aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e vestibular da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e convocados na 1ª chamada, tanto na ampla concorrência ou cotas, têm até esta terça-feira (8) para efetivar a matrícula para garantir uma vaga neste ano letivo.
As aulas começam de forma presencial nesta segunda-feira (7) em todas as unidades do Estado, para os veteranos e calouros, exceto para os acadêmicos de medicina de Campo Grande, que iniciam no dia 30 de março.
Os alunos convocados na chamada podem efetivar a matrícula presencialmente ou online. O estudante que opta por ir até uma unidade, deve procurar a Coordenadoria do Curso para o qual foi convocado, das 12 às 18 horas. Se optar pela matrícula remota, os documentos listados no Edital deverão ser enviados para o e-mail da coordenação do curso que foi convocado.
Na opção presencial, os documentos serão conferidos no ato da matrícula. Estando a documentação de acordo com as exigências, a matrícula será efetuada. Na outra maneira, a coordenação irá conferir o formulário de requerimento com a documentação encaminhada e responderá através de um e-mail, em até dois dias.
Clique aqui para conferir a lista dos alunos aprovados no vestibular e aqui para listagem do Sisu.
Documentos
A relação de documentos para matrícula está nos Editais de cada processo seletivo. Entre os documentos exigidos estão o CPF, RG, Título de Eleitor (facultativo para menores de 18 anos), Certificação de quitação eleitoral, Documento militar (obrigatório para maiores de 18 anos, do sexo masculino, mas facultativo aos indígenas), uma foto 3×4 e comprovante de Vacinação contra a Covid-19.
Além da relação citada acima, o candidato deve apresentar mais documentos, de acordo com o sistema de concorrência que se inscreveu.
- Candidatos a Vagas Gerais: Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio (Escola Pública ou Privada), em qualquer modalidade ou diploma de ensino superior registrado pelo órgão competente.
- Candidatos Indígenas: Certidão de Nascimento Indígena (RANI) ou Certidão de Casamento (RACI) ou certidão de Registro Civil de Nascimento com identificação étnica ou carteira de Identidade (RG) com identificação étnica ou autodeclaração conforme modelo da UEMS (Modelo no Edital); Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente, integralmente em Escola Pública, em qualquer modalidade.
- Candidatos Negros: Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente, integralmente em Escola Pública; Autodeclaração de pessoa negra de cor preta ou parda, conforme modelo da UEMS (Modelo do Edital).
- Candidatos Residentes em MS: Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio (Escola Pública ou Privada), em qualquer modalidade ou diploma de ensino superior registrado pelo órgão competente; Cópia legível de um dos documentos listados que comprovem “residência por, no mínimo, 10 anos ininterruptos, em qualquer dos municípios do Estado, em período imediatamente anterior à inscrição no processo seletivo”.
Banca Fenotípica
As Bancas de Avaliação Fenotípica acontecem em datas diferentes para aprovados no Sisu e no Vestibular. Em ambos os processos, o candidato recebe por e-mail o link e horário para acesso à sala virtual para participar da Banca.
O resultado das bancas será publicado no portal da UEMS, através do site www.uems.br/ingresso, em datas diferentes:
Resultado da Banca de Avaliação Fenotípica de aprovados no Vestibular UEMS já foi divulgado no dia 24 de fevereiro, e dos aprovados no Sisu será apresentada no dia 26 de junho.
Em caso de indeferimento, o candidato poderá recorrer da decisão com pedido de reconsideração do parecer desfavorável à validação da condição étnico-racial afirmada em sua autodeclaração enviando o Formulário de Solicitação de Recursos (que está no Edital) ao e-mail: dind@uems.br.
Lista de Espera
Após o período de matrícula dos convocados, a UEMS fará uma verificação das vagas remanescentes, para uma possível Segunda Chamada.
No processo seletivo do Vestibular, todos os candidatos aprovados listados na classificação final, já estão na lista de espera. A chamada é por ordem classificatória para cada curso, conforme a modalidade de ingresso escolhida.
Para participar da lista de espera do Sisu, o candidato não convocado na primeira chamada precisa manifestar seu interesse em um dos dois cursos aos quais se inscreveu, lá no portal do programa, pelo link https://sisu.mec.gov.br. Essa inscrição na lista de espera deve ser feita até dia 8 de março.
O candidato que foi aprovado em um dos dois cursos não pode recorrer à lista de espera. O resultado desta seleção deve ser divulgado em 10 de março.
Notícias mais lidas agora
- Christian nega agressão que matou Sophia durante banho: ‘Stephanie que deu banho nela’
- ‘Ela não matou’: Defesa vai tentar absolvição de mãe de Sophia pela morte da menina
- Jovem desaparece em Campo Grande e mãe recebe ligação de possível sequestro: ‘Quer que mate ela?’
- Mãe de Sophia chora ao tentar desmentir sogra e amigos de Christian por acusações de agressão e uso de drogas
Últimas Notícias
Campo-grandense passa perrengue em avião após passageira ler sermões da Bíblia em pleno voo
Ao contrário da “diva da janela” que viralizou no país, campo-grandense aceitou mudar de lugar em avião após atitude de passageira
Após 3º visita, Lula deixa MS e parte para encontro do Mercosul no Uruguai
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou Mato Grosso do Sul no final da manhã desta quinta-feira (5). O presidente da República visitou o Estado pela terceira vez em 2024. Agora, segue para a segunda agenda do dia: reunião do Mercosul no Uruguai. Em visita ao MS, Lula participou de evento de fábrica…
General e ‘kid preto’ investigados por tentativa de matar Lula são transferidos para Brasília
Transferência para o Batalhão da Polícia do Exército foi determinada pelo STF
Filhote de jararaca é encontrado por funcionários em hospital de Dourados
Filhote, de aproximadamente 70 centímetros, estava em uma caixa, na área de construção no hospital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.