Após dois anos suspensa por conta da pandemia, a montagem do tapete de voltou ser feito em e com público ‘renovado'. Isso porque muitas crianças que ainda não haviam participado da confecção da tradição católica, se juntaram aos adultos na missão de colorir as ruas do Centro.

A fisioterapeuta Jéssica Borges e o motorista Roberto dos Anjos, ambos com 35 anos, levaram a filha Ana Lívia de 7 anos pela primeira vez para ajudar na montagem do tapete na Avenida Afonso Pena. “Antes ela era muito novinha e depois teve a pademia”, diz Jéssica.

Família acordou cedo para participar da celebração. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Católicos, o casal se conheceu na igreja há 15 anos. “Ela acordou 4 horas da manhã empolgada já. É muito bonito ver a empolgação dela toda alegre. É um momento em família de muita devoção”.

A Ana Rachel Shimidt, de 49 anos, estava com esposo e filho de 19 e 17 anos. Emocionada, ela fala que a confecção do tapete é uma oportunidade de estar passar a fé a diante. “É muito bonito ver o filho crescerem diante de Deus”.

Aposentado estava feliz de confeccionar ‘tapete' ao lado da filha. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Dona Auxiliadora Darc, de 65 anos foi com a neta de 13 anos até a Afonso Pena. Ela já participa da tradição há 10 anos. “Eu considero esse momento de maior respeito e fé, principalmente fé”.

Ao todo são 43 paróquias participando da montagem do tapete. Segundo  reitor da Perpétuo Socorro, padre Reginaldo Padilha. Sobre a quantidade de crianças e jovens, ele atribui isso aos dois anos de pandemia. “Estavam sem ir pra rua, sem poder participar das famílias e acabam tendo esse sentimento”.

Público na Afonso Pena montando tapete Corpus Christi (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Programação — tapete de Corpus Christi

A concentração será a partir de 7h na Avenida Afonso Pena, em frente à Praça do Rádio Clube. Em seguida, a montagem vai se estender até o cruzamento com a Rua 14 de Julho, onde os voluntários viram à esquerda e seguem até a Avenida Fernando Correa da Costa, parando em frente ao antigo Fórum da cidade, onde será a montagem do palco para a benção com o Santíssimo Sacramento.

Às 15h, será celebrada a ‘Santa Missa' campal, na Praça do Rádio. Já na avenida Fernando Correa, o encerramento da festa contará com uma apresentação musical da Comunidade Católica Colo de Deus.

Montagem do tapete nesta quinta-feira (16), em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

“A confecção do tapete começou há cerca de 50 anos, em Campo Grande. Antes, era feito nos bairros, depois foi para as paróquias, da São José para a Santo Antônio e da Perpétuo Socorro para a Santo Antônio, isso na década de 70. Em seguida, foi para o Morenão, onde ocorreu mais de 10 anos e já reuniu mais de 50 mil pessoas”, contou ao Jornal Midiamax o padre Vander Casemiro, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Campo Grande.

Na época, o evento não tinha custo, porém, em seguida, a prefeitura deixou de ceder o espaço e houve custos. “Ficou caro, aí o evento mudou para o Guanandizão e depois foi para a 14 de julho, desde o início da década de 90. Isso tem mais de 30 anos e agora, pela primeira vez, será na avenida Afonso Pena”, argumentou Casemiro.

Dia de Corpus Christi

No Dia de Corpus Christi, 16 de junho, igrejas no mundo inteiro celebram o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A celebração é uma referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos.