Pular para o conteúdo
Cotidiano

Variante da Covid-19 em MS: Infectologista conta tudo que você precisa saber para continuar prevenido 

Na manhã da última quarta-feira (3), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, anunciou o primeiro caso da Covid-19 com variante.
Arquivo -
Compartilhar

Com a confirmação de um caso da variante do coronavírus em Mato Grosso do Sul, é preciso saber algumas informações para continuar se protegendo contra a Covid-19. Assim, o médico infectologista Hilton Alves Filho explica quais os conhecimentos que a Saúde já tem sobre a nova versão da doença e como manter a prevenção.

Na manhã da última quarta-feira (3), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, anunciou o primeiro caso da Covid-19 com variante. O paciente veio para o Estado após passagem por , cidade onde foi encontrada a primeira confirmação da nova cepa. Outras 48 amostras de infectados estão sendo analisadas.

Assim, o infectologista destaca que existem duas informações que já foram confirmadas sobre a variante. “Sabemos que ela é mais transmissível”, ou seja, pode se disseminar mais rapidamente. Além disto, ele destacou que a variante P.1, tem carga viral maior.

Estudos recentes comprovam que a cepa de origem no Amazonas, têm uma carga viral 10 vezes maior em secreções colhidas por amostras RT-PCR do que a média vista em cepas anteriores.

A variação do vírus sobrevive por mais tempo nas superfícies?

De acordo com o profissional, não existem evidências de que as novas variantes permaneçam por mais tempo na superfície. Além disto, ressalta que cada vez mais sabemos que o risco de transmissão por superfícies é muito baixo.

“Então realmente apenas a utilização de máscaras, distanciamento e higienização das mãos pode barrar o coronavírus”. Entretanto, o médico destaca que a higiene é adequada. “A gente também não pode descuidar, porque elas são necessárias”.

Vale lembrar que o maior risco das superfícies é o contato com as mãos. “É a mão que leva o vírus da superfície para o olho, nariz ou boca quando elas não estão higienizadas”, explica.

Consigo diferenciar se peguei a nova variante?

Com a circulação das variantes, podem surgir dúvidas nos infectados se estão com as mutações do coronavírus ou a doença que já é conhecida. Entretanto, o infectologista informa que “ainda não existe essa diferenciação, a gente sabe que a doença Covid-19 é causada pelo coronavírus”.

Assim, ele destaca que sabemos apenas que “existe uma variabilidade enorme de sintomas”. Hilton explica que existe três formas mais comuns de quadros sintomáticos da Covid-19. A primeira e mais comum é a gripal, quando ocorre coriza, tosse e dor de garganta.

“Tempo a Covid-19 que parece muito um quadro de ”. Estes infectados sentirão mais dores no corpo, juntas e dor de cabeça. E por fim, existe a forma pulmonar, que é quando os sintomas do coronavírus se assemelham com uma pneumonia. Nestes casos existem secreções, dificuldade para respirar e peso no peito.

O que fazer para se proteger da variante da Covid-19?

De acordo com o médico, “o grande problemas são os velhos hábitos”. Ele lembra que “as pessoas abandonam muito facilmente o uso das máscaras, negligenciam a higienização das mãos e o uso do álcool em gel”.

Então, o infectologista destaca que o uso indevido das máscaras, como embaixo do pescoço, com o nariz a mostra, folgada, “tudo isso facilita para que o coronavírus continue circulando na nossa sociedade”. Ele cita também o distanciamento como uma medida de frear a disseminação do vírus.

No entanto, lamenta que “ainda exista uma negação das pessoas de não seguir as recomendações. Sempre estão encontrando pessoas, viajando para casa de familiares, inclusive pessoas do ”.

Por fim, o médico destaca que independente das variantes que estejam circulando, as pessoas devem manter todas as recomendações de biossegurança. “Só com uma ção de grande parte da população é que a gente vai poder voltar para nossa vida normal”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados