Saúde confirma 1º caso da variante P1 do coronavírus em Mato Grosso do Sul
Secretário de saúde afirmou que é possível que variante do coronavírus esteja circulando também em outras regiões de Mato Grosso do Sul
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, confirmou, na manhã desta quarta-feira (03), o primeiro caso da variante P.1 do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Trata-se de um paciente de Corumbá. Na segunda-feira (1º), Resende já havia adiantado ao Jornal Midiamax que a nova cepa do vírus já estava circulando no Estado.
Conforme informado pelo secretário durante live para apresentação do boletim Covid-19, o paciente permaneceu vários dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas já saiu e está em recuperação. “O paciente veio de Manaus – primeiro local onde a nova cepa foi identificada – e foi internado em Corumbá”.
Entretanto, ainda existem outros dois casos suspeitos que seguem em análise: um registrado em Campo Grande e outro em Fátima do Sul. “Há indicativos de materiais que encaminhamos para SP e MG apontam que temos essa variante em outros municípios, principalmente região da grande Dourados”, informou o secretário.
Para Resende, a chegada da variante P.1 do coronavírus – que tem transmissão mais rápida, é motivo de preocupação. “Entendemos que precisam ser tomadas medidas que possam levar, de fato, a diminuição [de casos], durante pelo menos 3 semanas”, explicou.
Restrições necessárias
O secretário cobrou dos municípios o cumprimento das medidas propostas pelo programa Proseguir, que classifica as cidades por bandeira, conforme o risco de contaminação para a doença.
“Se estiverem seguindo [o Prosseguir] é uma contribuição muito forte para evitar o colapso. Já os municípios que não seguem, estão expondo a população em risco”, pontuou.
Para Resende, as cidades que não seguem a recomendação do programa Proseguir, estarão contribuindo para o colapso na saúde. “Os municípios que estão com bandeiramento [alto grau de contaminação] devem restringir muitas das atividades chamadas não essenciais. Precisam fazer isso sob pena de não termos leito para ninguém”, disse.
Já está em análise a possibilidade de MS adotar medidas mais incisivas para barrar aglomerações e circulação de pessoas. “Temos em vista várias ações que podem ser feitas com nosso aparato de segurança”, declarou.
O que se sabe sobre a variante do coronavírus?
Um estudo de epidemiologia genômica feito por cientistas brasileiros revela que pacientes infectados com a nova variante P.1, de origem no Amazonas, têm uma carga viral 10 vezes maior em secreções colhidas por amostras RT-PCR do que a média vista em cepas anteriores. Além disso, essa carga está também mais alta em homens e mulheres adultos com idade inferior a 60 anos.
Então, o estudo confirma que as mutações do vírus na variante P.1 devem estar associadas a uma maior transmissão. Logo, podem ser responsáveis por infecções mais graves. Isso ajuda a entender a explosão de casos no Amazonas entre janeiro e fevereiro, levando a mais mortes de covid-19 este ano que em 2020 inteiro.
No Brasil, essa nova variante já foi encontrada em ao menos 10 estados, mas suspeita-se que ela esteja presente em todos (visto que há poucos sequenciamentos feitos no país para comprovar a linhagem do vírus).
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Últimas Notícias
Após seis roubos no mesmo dia, ladrão é capturado pela PM no Tiradentes
Uma das vítimas acompanhava o aparelho pelo rastreador
Com 67 mil processos, acúmulo de pendências reflete falhas no sistema previdenciário de MS
Os processos previdenciários incluem pedidos de aposentadoria e concessão de auxílios, como reclusão, maternidade e auxílio-doença
Atenção, motoristas: três semáforos estão desligados na Avenida Costa e Silva em Campo Grande
Os motoristas que irão passar pela Avenida Calógeras e continuar pela Avenida Costa e Silva devem ficar atentos aos semáforos deligados na região. No total, três aparelhos estão sem funcionar na manhã deste sábado (23). Um dos semáforos desligados está na altura do Cemitério Santo Antônio, no cruzamento da Avenida Calógeras com a Avenida Salgado…
Rafa Vitti constrange Tata Werneck com revelação sexual na frente do sogro
No Lady Night, Rafa Vitti pega Tata Werneck despreparada e faz revelação íntima do casal na frente do sogro; veja o vídeo do momento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.