Nesta terça-feira (4), Campo Grande iniciou a vacinação contra Covid-19 em gestantes e puérperas, que são mulheres com até 45 dias pós-parto. Com a primeira dose aplicada, muitas grávidas relataram alívio de ter iniciado a imunização contra o coronavírus.

A abertura da vacinação deste grupo foi acompanhada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), que comemorou as 300 mil doses de vacinas aplicadas em Campo Grande. “Hoje estamos com mais de 20% da nossa população vacinada. A cada novo público que inserimos no calendário da vacinação,é um passo a mais no combate a essa doença”, disse.

Grávida do segundo filho, a educadora Karine Simões já passou por uma situação de preocupação como na pandemia. Na primeira gestação dela, o Brasil enfrentava uma epidemia de Zika, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Lembrando que a infecção pelo Zika vírus na gravidez representa risco para o bebê. Isso porque o vírus consegue atravessar a placenta e atingir o cérebro do bebê e comprometer o seu desenvolvimento, resultando na microcefalia e outras alterações neurológicas.

Assim, ela destacou que o medo era grande na época e por isso valoriza as vacinas. “Por isso, acredito que a vacina seja muito importante e representa um sopro de esperança “, disse.

Também aliviada e entusiasmada, a gestante e jornalista Adeline Bacelar, foi até o Centro de Vacinação Guanandizão para receber a primeira dose. “Desde o início da gestação tenho me cuidado ao máximo para evitar contrair a Covid-19. É um alívio e uma alegria tremenda poder tomar a vacina hoje e saber que eu e a minha bebê estaremos imunizadas”, comentou.

De acordo com a Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul, nos três primeiros meses de 2021, foram registrados 16 óbitos maternos. Seis desses foram causados pela Covid-19. O número de mortes é o mesmo registrado em todo o ano de 2020.

A vacinação de gestantes e puérperas segue nesta quarta-feira (5), no Drive-thru Ayrton Senna, Drive-thru Albano Franco, Drive-thru Cassems e no Guanandizão, de 7h30 às 22h.