UFMS vai abrir bacharelado para história em 2022

O ingresso no curso deve acontecer no primeiro semestre de 2022, com oferecimento de 50 vagas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na última reunião do Conselho de Graduação foi aprovada a criação do curso de História – Bacharelado na Faculdade de Ciências Humanas (Fach). A proposta já constava no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O ingresso no curso deve acontecer no primeiro semestre de 2022, com oferecimento de 50 vagas.

“O curso buscará capacitar profissionais para atuar em diferentes instituições públicas, privadas, organizações governamentais e não governamentais, exercendo atividades previstas no exercício da profissão de historiador, regulamentada pela Lei 14.038, de 17 de agosto de 2020. Também fornecerá aos estudantes instrumentos teóricos que lhes possibilitem desenvolver, com propriedade, o interesse pela compreensão das situações concretas, tendo como base uma visão dialética do processo histórico. Busca ainda, capacitar profissionais para prestar assessoria e consultoria de caráter político, econômico e cultural, através da reflexão acerca da pluralidade étnica e do patrimônio histórico e cultural, desenvolvendo no acadêmico a formação de um pensamento crítico e a autonomia intelectual, que lhes permita se posicionar diante das situações sociais e políticas cada vez mais demandadas pela sociedade atual”, explicam o coordenador do curso de Licenciatura em História, Cleverson Rodrigues, e a diretora da Fach, Vivina Dias.

Para o coordenador e a diretora, a implantação do curso de bacharelado vai somar e ampliar o universo de atuação dos profissionais formados pela UFMS. “O bacharelado soma-se ao curso de licenciatura, que, desde 2001, tem formado profissionais que atuam em diferentes níveis de ensino e de pesquisa. A nova formação específica de bacharel amplia esse universo de atuação, já que os egressos poderão desempenhar diferentes funções em institutos de pesquisas e prestar assessoria e consultoria a órgãos públicos e privados, como centro culturais, museus e arquivos. Quanto aos acadêmicos egressos da licenciatura e do bacharelado em História da Fach, a matriz curricular de ambos permitirá uma formação na outra graduação, cursando-as com aproveitamento de até 50% da matriz curricular de ambas”, comentam.

“Com o novo curso, a Faculdade de Ciências Humanas ampliará e fortalecerá sua missão formadora de profissionais com capacidade de interagir com a diversidade presente na nossa sociedade. Ainda, a criação do bacharelado é recebida com muito entusiasmo e alegria pelos professores que têm o forte compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão na nossa UFMS”, finalizam Cleverson e Vivina.

Conteúdos relacionados