Cotidiano

UFMS anuncia orçamento de mais de R$ 500 mil para pós-graduação

Recursos serão disponibilizados às ações de pesquisa; inscrições para submissão de trabalhos vão até 15 de agosto

Felipe Ribeiro Publicado em 28/07/2021, às 18h02

Campus da UFMS, em Campo Grande
Campus da UFMS, em Campo Grande - (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) anunciou um orçamento de mais de R$ 500 mil voltados às pós-graduações da instituição. O objetivo é ajudar financeiramente as ações de pesquisa, de extensão tecnológica e de inovação.

As inscrições para os interessados vão até o dia 15 de agosto e os trabalhos devem ser submetidos ao Programa de Apoio aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu (Proap). Para o diretor de Pós-Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Gelson Difante, o intuito do subsídio é o de estimular a produção científica.

“A importância desse edital está no fato de incentivar os programas de pós-graduação por meio de disponibilização de recursos financeiros, além daqueles concedidos pela Capes, para estimular a produção científica e a formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado, além da qualificação de servidores”, destacou Difante.

Já o professor Marcos Paulo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, disse que o recurso anunciado é uma maneira de compensar a falta de atenção devida à comunidade científica, atualmente.

“Em um momento de escassez de recursos voltados a ciência e tecnologia no Brasil, um edital como do Proap UFMS é essencial, especialmente para os programas jovens, que estão em crescimento e consolidação como é o nosso caso.

As propostas devem ser submetidas pela coordenação de cada programa de pós-graduação, por meio do Sigproj. Deve haver a discriminação do valor previsto a ser utilizado em cada um dos itens financiáveis descritos no edital e levando em conta o valor total máximo destinado ao respectivo programa.

Mais informações podem ser acessadas no edital publicado, através deste link.

Jornal Midiamax