Pular para o conteúdo
Cotidiano

Trabalhadores do comércio serão voluntários para eliminar focos de dengue em Campo Grande

Representantes do setor comercial participam de campanha e Sesau fará ‘checklist’ para ajudar a eliminar o mosquito
Arquivo -
Dia D da campanha contra a dengue será em novembro.
Dia D da campanha contra a dengue será em novembro.

Com a chegada da temporada de chuva, autoridades de saúde já se preocupam com a dengue em . Há dois anos, a Capital viveu uma epidemia, e planeja uma série de ações para evitar casos da doença transmitida pelo Aedes aegypti. Uma das estratégias é mobilizar profissionais do comércio, que atuarão como agentes de saúde voluntários. Eles ficarão de olho nos criadouros do mosquito nos estabelecimentos e devem acionar equipes para eliminação dos focos. 

A estratégia da campanha foi divulgada pela (Secretaria Municipal de Saúde) nesta sexta-feira (29). O titular da secretaria, José Mauro Filho, reforça que a população não deve se esquecer da dengue e a expectativa é que Campo Grande tenha um ano tão bom quanto o ano passado: sem epidemia. 

“Há necessidade de lembrar a população de fiscalizar os terrenos, lembrar que os materiais inservíveis devem ser descartados em locais adequados e não em terrenos baldios”, frisa. 

O secretário de saúde explica que a campanha conta com a participação do setor empresarial, incluindo os representantes do comércio como a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas). Ele afirma que os profissionais do comércio poderão atuar como colaboradores voluntários. 

“Temos o projeto de que iremos qualificar agentes, o setor do comércio tem mais de 150 mil pessoas em Campo Grande. Se tiver uma pessoa em cada comércio fiscalizando, para que se evite ter calhas entupidas, criadouros do mosquito, podemos eliminar esses criadouros e ter a redução dos números da dengue”, disse José Mauro Filho. 

O titular da Sesau reforça que será formulado um ‘checklist’ para auxiliar nas notificações dos criadouros da dengue. “Ou seja, se [o voluntário] encontrar focos nessas unidades, ele vai chamar os coordenadores de vetores para eliminação dos focos”. 

O Dia D da campanha de combate ao mosquito da dengue está programado para novembro. A Sesau ainda deve preparar terrenos que serão equipados para o descarte adequado de resíduos, como sofás, televisões velhas e pneus, por exemplo. O objetivo é evitar descartes inadequados, que favorecem a criação do mosquito. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

hospital regional

Com câncer raro, mulher espera por oncologista há cinco dias no Hospital Regional

Jornalista da GloboNews presta homenagens a publicitário campo-grandense

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Funsat

Programe-se: semana começa com 2,5 mil vagas de emprego na Funsat

Últimas Notícias

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR

Mundo

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

ã. Até agora, socorristas locais encontram 34 corpos e socorreram 11 pessoas com vida

Esportes

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Galo precisava de combinação de resultados para seguir na competição

Cotidiano

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Ação será realizada pelo projeto social Tocar a Fúria do Tigre